
EVENTO GERA MUDANÇAS POR TODO O ESTADO
Até quarta-feira (20), o expediente está suspenso em órgãos públicos da cidade do Rio de Janeiro, em função da reunião da cúpula do G20. As agências bancárias também permanecem fechadas neste período e reabrem a partir de quinta-feira (21).
Somente serviços essenciais — como saúde, segurança, transporte público, coleta de lixo e limpeza urbana —, além de serviços funerários, supermercados e shopping centers, funcionam normalmente.
Até terça-feira, 55 delegações de 40 países e 15 organismos internacionais, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping, além de outros chefes de Estado, se reúnem, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), no Flamengo, Zona Sul do Rio.
Os bancos não funcionarão durante o período, mas as contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento durante o feriado, poderão ser pagas sem acréscimo no dia útil seguinte, 21 de novembro (quinta-feira), conforme esclareceu a Federação Brasileira de Bancos (Febrasban).
O QUE VAI ABRIR?
- Comércio de rua;
- Bares e restaurantes;
- Padarias;
- Hotéis, hospedarias e pousadas;
- Centros e galerias comerciais, bem como shopping centers (veja alguns horários abaixo);
- Estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas;
- Pontos turísticos;
- Empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de imagens, bem como empresas programadoras e de produção de televisão por assinatura; indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento (APs) 3 (bairros da Zona Norte como Penha, Ramos, Irajá, Madureira, Méier, Pavuna, Maré, Jacarezinho e Ilha do Governador), 4 (Barra da Tijuca e Jacarepaguá) e 5 (bairros da Zona Oeste como Bangu, Realengo, Campo Grande, Santa Cruz e Guaratiba);
MUDANÇAS NO TRÂNSITO
O Aterro do Flamengo estará totalmente bloqueado para veículos até 19 de novembro, para a passagem de carros oficiais com as delegações. As passarelas para pedestres também estarão fechadas. Somente as passagens subterrâneas estarão liberadas.
Não haverá áreas de lazer no Aterro e na orla da cidade até o dia 20 de novembro. Até terça-feira (19), as duas pistas da Avenida Atlântica, em Copacabana, devem permanecer fechadas ao tráfego.
A principal rota das delegações é a Linha Vermelha, que não ficará fechada ao tráfego, exceto quando houver passagens dos carros oficiais.