CARTA COMPROMISSO FOI ENTREGUE NESTA TERÇA-FEIRA AO COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL
Foi oficializado nesta terça-feira pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, a candidatura das duas cidades para sede dos Jogos Pan-americanos de 2031. Eles entregaram ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) uma carta compromisso formalizando o interesse. O governador do Rio, Cláudio Castro, já se comprometeu a entregar a carta do Estado.
A União ainda terá que formalizar o apoio. Além da candidatura conjunta, São Paulo e Assunção, capital do Paraguai, são pré-candidatas. Apenas uma candidatura pode ser apresentada por país à PanamSports (ex-Odepa), organizadora do evento.
O prazo para o COB decidir entre as duas candidaturas é 30 de janeiro, quando se encerram as inscrições das cidades candidatas. O COB já recebeu a carta-compromisso da prefeitura de São Paulo. Ao ouvir o comentário, em tom de brincadeira, Paes vaiou baixinho a cidade adversária.
Há duas semanas, a vice-prefeita eleita de Niterói, Isabel Swan, que também é presidente da Comissão de Atletas da Panam Sports, esteve na República Dominicana participando de uma reunião da diretoria da entidade, onde aproveitou para apresentar o projeto e, com isso, tentar mobilizar apoio internacional.
A cidade do Rio de Janeiro já organizou grandes eventos esportivos, como as Copas do Mundo de 1950 e 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A capital fluminense possui estádios, pistas de atletismo, ginásios e outros equipamentos necessários à realização das competições.
O prefeito do Rio antecipou que a nova Vila Pan-americana ficaria no Porto Maravilha para ajudar a consolidar a região, além de ser próximo a Niterói.
— Vamos até o fim nessa luta de fazer o Pan 2031 — acrescentou Paes.
Rodrigo Neves diz que o importante é que esse projeto seja no Brasil.
— Temos uma experiência extraordinária no bairro do Caramujo, em Niterói, onde os índices de violência caíram após implantarmos uma Vila Olímpica. E o Rio talvez já tenha de 80% a 90% das estruturas prontas. A Copa do Mundo será em três países: Estados Unidos, México e Canadá. O movimento olímpico tem incentivado a descentralização de eventos. Nós temos um fundo de R$ 2 bilhões para ajudar as Olimpíadas. Durante os Jogos Olímpicos fomos a segunda cidade mais visitada, depois do Rio. Além disso, também recebemos os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude em 2011 e visitantes da Copa do Mundo de 2014 — defendeu Neves.