SAIBA COMO SE PROTEGER DO CALOR EXCESSIVO
A cidade do Rio entrou no Nível de Calor 3 (NC3), às 12h30 desta quinta-feira, índices levam em consideração a temperatura e a umidade relativa do ar — entre 36°C e 40°C com previsão de permanência ou aumento desse patamar por pelo menos três dias consecutivos. Essa é a segunda vez que a cidade atinge esse nível de calor.
A primeira vez foi no dia 28 de novembro. Mais cedo, às 9h50, a cidade havia atingido o NC2. A escala foi adotada pela prefeitura em junho deste ano como parte de um protocolo de comunicação para população em cenários de risco relacionados aos períodos de ondas de calor.
A temperatura máxima chegou a 38,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A primeira vez na história aconteceu no dia 28 de novembro de 2024, quando os termômetros apontaram que a temperatura chegou a 40,4°C, considerado o dia mais quente do ano. Este calor de 40°C está previsto para se repetir no sábado (7), que promete ser de sol e praias cheias. Domingo deve ter pouca chuva, e a temperatura cai um pouco, mas o calor continua: máxima de 35°C.
Segundo o Centro de Operações Rio (COR) o tempo na cidade está sob influência de um sistema de alta pressão que deixa o céu estará claro a parcialmente nublado sem não há previsão de chuva. Nas primeiras horas da manhã a cidade foi tomada por um forte nevoeiro. Conforme o Sistema Alerta Rio, esse cenário é resultado da entrada de ventos úmidos do oceano em contato com as temperaturas elevadas na madrugada.
As temperaturas seguem em elevação nesta sexta-feira, com máxima prevista de 36°C. O Nível de Calor 3 é o nível que antecede os dois níveis considerados mais críticos, NC4 e NC5, quando começam a ser adotadas medias que podem levar, por exemplo, ao cancelamento de eventos ao ar livre.
CONFIRA ABAIXO AS RECOMENDAÇÕES DA PREFEITURA PARA O PERÍODO EM QUE A CIDADE ESTIVER NO NÍVEL DE CALOR 3:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Consuma alimentos leves como frutas e saladas;
- Utilize roupas leves e frescas;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Informe-se sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde.
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas. Use protetor solar;
- Proteja as crianças com chapéu de abas;
- Em caso de mal-estar, tontura ou demais sintomas provocados em decorrência do estresse térmico, procure uma unidade municipal de saúde.