O evento promovido pelo Instituto do Ilê Axé Nitó Omim Ode, em parceria com a FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro) por meio de seu vice-presidente Carlos Janan, reflete a importância do Mês da Consciência Negra no Rio de Janeiro. Essa iniciativa visa celebrar, resgatar e fortalecer a cultura afro-brasileira, além de destacar a luta histórica contra o racismo e a valorização das raízes africanas na sociedade carioca.
O Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, tem como marco o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), uma data que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. No contexto do Rio de Janeiro, a celebração ganha ainda mais relevância devido à forte presença da cultura afro-brasileira, representada nas religiões de matriz africana, na culinária, na música, nas artes e nas tradições.
Essa colaboração entre o Ilê Axé Nitó Omim Ode e a FUNARJ reforça o papel da cultura como ferramenta de educação, conscientização e inclusão, promovendo diálogos sobre igualdade racial e respeito às tradições de origem africana. Eventos como esse ajudam a manter vivas as memórias e contribuem para o fortalecimento da identidade e da autoestima da população negra, além de sensibilizar a sociedade como um todo para a importância da diversidade cultural.
Agradecimentos
Presidente Dr.Comendador claudio Lucas
E seus coordenadores Ubirajara Matos ,Patrick Peres,Aguinaldo Felippe
Evento Realizado no museu Carmen Miranda tendo como sua Diretora Daniela de Aguiar em parceria com a Funarj representada pelo seu vice Presidente Carlos Janan e parceria com o Instituto Pontes representada por Marcelo Rosa