Jornal Povo

Morre em ação da PM homem apontado como um dos maiores ladrões de cargas e de veículos do Rio

O homem apontado como um dos principais ladrões de carga e de veículos de luxo do Estado do Rio foi morto, na manhã desta quinta-feira, durante uma operação da Polícia Militar no Morro do Barbante, na Ilha do Governador, Zona Norte da capital. Vinício da Silva Bento, o Maquinista, de 32 anos, tinha oito anotações por associação para o tráfico, tráfico e formação de organização criminosa. Na mesma ação, o comparsa de Maquinista, Alisson Lucas dos Santos, vulgo Gordão, de 23 anos, também foi morto. Outros quatro foram presos. Os PMs apreenderam três armas e drogas.

Vinício da Silva Bento, o Maquinista, de 32 anos, foi morto durante operação da Polícia Militar
Vinício da Silva Bento, o Maquinista, de 32 anos, foi morto durante operação da Polícia Militar — Foto: Reprodução

De acordo com a polícia, Vinício e seu bando agiam nas principais vias expressas cariocas, como as Linhas Vermelhas e Amarela, e em pontos da Avenida Brasil. A quadrilha foi também responsável por um roubo ocorrido no último dia 3 numa transportadora em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, quando funcionários passaram por momentos de pânico.

Segundo investigações da Polícia Civil, o Maquinista também tinha envolvimento com o tráfico de drogas e era ligado ao Comando Vermelho. Vinício seria o sucessor de Luiz Felipe Medeiros Lage, o Felipinho da NH (Nova Holanda), que tinha mais de 180 passagens pela polícia. Ele morreu em novembro do ano passado numa troca de tiros na Linha Vermelha. Na ocasião, um policial de folga reagiu a uma tentativa de roubos de veículos em série na via expressa.

Dados levantados pela Subsecretaria de Inteligência (SSI) da PM apontam que existe uma ligação entre grupos de assaltantes do Morro do Barbante e bandidos da comunidade Nova Holanda, no Complexo da Maré, também na Zona Norte.

A carabina, as duas pistolas, as drogas apreendidas e os suspeitos presos foram encaminhados para a 37ª DP (Ilha do Governador).