Jornal Povo

Outubro Rosa: saiba como fazer mamografias gratuitas no RJ

Em apoio à Campanha Outubro Rosa, o Rio Imagem, centro de diagnósticos da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, oferece exames de mamografia de forma gratuita para mulheres e sem necessidade de agendamento. A unidade é localizada na Av. Presidente Vargas 1.733, no Centro do Rio.

A iniciativa busca alertar a população sobre a prevenção ao câncer de mama. O exame, que é crucial para o diagnóstico precoce da doença, é oferecido a mulheres entre 50 e 69 anos.

Para realizar a mamografia, é necessário ir até o local, de segunda a sábado, das 8h às 17h, com encaminhamento médico proveniente de hospital público, do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a partir do exame é possível identificar melhor as lesões mamárias em mulheres depois da menopausa. Antes desse período, é possível que ocorra falhas nos resultados, segundo a secretaria.

De acordo com Roger Ancillotti, diretor do Rio Imagem, além da mamografia, o público-alvo também pode fazer outros exames, se houver necessidade.

“A iniciativa vai além da mamografia. Caso o exame detecte algo que necessite de investigação nas mamas das pacientes, o Rio Imagem automaticamente irá indicar uma ultrassonografia, biópsia ou uma histopatologia para que o que foi indicado no exame seja investigado”, afirmou Ancillotti.

A ação vai até o dia 31 de outubro, mas pode ser ampliada até o dia 15 de novembro, segundo o diretor.

Fonte: G1