Jornal Povo

Marcos Paulo destaca “trabalho em silêncio” e responde em quais posições gosta mais de jogar

Marcos Paulo tem chamado a atenção nos últimos jogos do Fluminense: depois de marcar um belo gol sobre o Moto Club na quarta-feira, balançou a rede duas vezes na goleada sobre o Madureira no domingo. Foram seus primeiros gols em 2020. E o bom momento veio justamente após o garoto de 18 anos ter perdido a vaga no time titular, recuperada logo na sequência. Perguntado se ter sido sacado pelo técnico Odair Hellmann serviu para dar uma “chacoalhada”, o jovem atacante respondeu:

– Acho que não. Venho trabalhando, como sempre. Mesmo como titular ou como opção, venho trabalhando forte. Foi mais questão de oportunidade. Tive oportunidades contra o Moto Club e Madureira, pude ter calma e fazer os gols.

Marcos Paulo, atacante do Fluminense — Foto: Felipe Siqueira
Marcos Paulo, atacante do Fluminense — Foto: Felipe Siqueira


Trabalho construído com bola na rede e poucas palavras. Ao marcar, Marcos Paulo emulou Neymar nas comemorações: gesto de silêncio com uma das mãos e palma para baixo com a outra. Não se tratava de resposta, nem era direcionado a torcida, mas sim a ele mesmo, significando “jogar mais e falar menos”.

– É mais para dentro de mim. É no sentido de que no silêncio vou continuar trabalhando e os resultados virão dentro de campo. Eu acompanho bastante o Neymar, sempre me inspirei nele. Eu estava vindo de um momento que não estava jogando, vinha de lesão, oscilando muito e quis trazer isso para mim, de jogar mais e falar menos. Graças a Deus está dando certo e estou conseguindo fazer gols.

Marcos Paulo imita Neymar em comemoração — Foto: Divulgação
Marcos Paulo imita Neymar em comemoração — Foto: Divulgação

E os resultados têm vindo com mais naturalidade conforme Marcos Paulo vai ganhando liberdade em campo. Contra o Madureira, por exemplo, ele jogou na função de Nenê, poupado, como um meia-atacante centralizado, o famoso “camisa 10”. E teve uma de suas melhores atuações com a camisa tricolor: dois gols e uma assistência para Evanilson.

– Não tinha jogado nessa posição de meia-atacante esse ano. Me senti muito bem, posição que fiz muito na base, me senti mais à vontade, recebi mais bolas, pude criar bastante chances e fazer gols. Acho que foi minha melhor partida no ano.

Um de seus dois gols, aliás, foi em outra função, atuando como centroavante, após a saída do companheiro de ataque Evanilson:

– Ali já estou adaptado. Quando ele saiu, o Odair só pediu para eu atuar de centroavante e tive a oportunidade.

Camisa 9 nas categorias de base, Marcos Paulo vem se tornando polivalente nos profissionais. Em pouco mais de um ano na equipe principal, já foi utilizado como atacante de lado, centroavante, meia e até volante. Ele conta que a versatilidade tem seus prós e contras na busca por um lugar no time:

– Tem hora que você está sem espaço e pinta oportunidade em um lugar que falta opções e você sabe fazer. E às vezes é ruim porque você está jogando em sua posição, está bem, aí falta jogador em algum lugar e botam você porque sabe fazer e aí acaba perdendo a sequência da sua posição. Mas isso, no fim, acaba ajudando também, porque abre o leque. O Odair conversa bastante comigo sobre isso, de poder jogar em várias posições, de abrir o leque para mim.

Evanilson e Marcos Paulo, atacantes do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC
Evanilson e Marcos Paulo, atacantes do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / Fluminense FC


Perguntado em qual posição prefere jogar de todas que já atuou, ele foi direto:

– Meia ou centroavante. Nessas acho que eu posso render mais.

E depois das boas atuações, na próxima quarta-feira, Marcos Paulo deverá ter outra oportunidade de começar jogando, desta vez contra o Botafogo-PB, pela 2ª fase da Copa do Brasil, às 19h15, no Maracanã. O técnico Odair Hellmann, porém, terá que quebrar a cabeça para saber onde será melhor encaixar o jogador, já que Nenê, poupado do último jogo, estará de volta.

– A torcida fica mais confiante na gente depois de duas vitórias. Agora temos um jogo de mata-mata, que é sempre mais difícil. Mas estamos bem confiantes, vamos trabalhar bem para esse jogo para, se Deus quiser, sairmos com a vitória.

Confira mais respostas de Marcos Paulo

MELHOR ATUAÇÃO PELO FLU?
Foi uma das melhores, mas tiveram outros jogos também, contra Peñarol, contra Palmeiras…

PASSOU NA CABEÇA A CHANCE DE HAT-TRICK?
Depois do lance que perdi, fiquei pensando: “acho que vou fazer um hat-trick hoje, acho que hoje vai sair”. Infelizmente não saiu, mas fiquei feliz mesmo assim pela vitória e pelos gols.

JÁ TINHA PENSANDO NA MÚSICA QUE IA PEDIR NO FANTÁSTICO?
Na hora eu nem lembrei que era domingo, na verdade! (risos)

LESÃO ATRAPALHOU NO INÍCIO DO ANO, MAS DEU PARA RECUPERAR?
Acho que sim. Tinha começado em um ritmo muito bom, focado. Logo depois tive a lesão, quando voltei, voltei um pouco sem ritmo. Falei para o Odair que ia recuperar e graças a Deus estou recuperando.

ENTROSAMENTO COM EVANILSON
Naquele momento, quando cruzei para ele, já sabia que ele ia fazer o gol e corri para abraçá-lo. Ele agradeceu o passe, disse que eu era craque. Eu brinco com ele todo dia, chamo de craque também, de homem-gol, porque faz muitos gols desde a base.

Com o João Pedro não jogamos muito juntos no profissional. No fim, quando eu estava tendo sequência, ele já estava para ir embora. Com Evanilson já viemos treinando juntos, jogando juntos e vem dando certo. Estamos dando passes, fazendo gols. Ele tem uma movimentação de facão que eu gosto de aproveitar bastante.Temos um entrosamento bem legal.

COM CONCORRÊNCIA COM NENÊ E GANSO NO MEIO, VAI JOGAR ONDE?
Não sei, mas espero jogar. Essa concorrência é boa, jogadores de qualidade. É sempre bom ter jogadores assim no grupo porque quem jogar vai dar conta do recado.

Fonte: Globoesporte