Jornal Povo

Conheça o Miss Baixada e quem foi a vencedora de 2019

Dezembro passado foi o mês de eleger a Miss Baixada, dentre as candidatas dos 13 municípios, no programa de TV Balaço Geral no dia 06. As participantes desfilaram ao vivo e foram avaliadas pelos jurados e público. Abrindo o placar, Julia Nunes de Nova Iguaçu, teve a maior votação online, porém a Agatha Figueira, de Seropédica, foi a mais votada pelos jurados e foi a escolhida. No palco, a campeã recebeu a coroa e faixa pela a então atual titular.

Na foto estão as 13 finalistas


É a segunda vez que Agatha participa de uma competição. A primeira, em 2016, quando foi eleita Miss Baixada Seropédica, mas não venceu a final da edição. Ela tinha 14 anos e aguardou durante 8 anos até completar a idade mínima para participar do concurso.” Minha inspiração e motivação surgiu em 2009, quando ainda criança assistia a minha conterrânea na TV, Adriana Marquesine que representava Seropédica na disputa do Miss Baixada 2009 no Programa Balanço Geral. Na época apresentado por Wagner Montes. Adriana foi a vencedora da edição que além de me motivar a participar do concurso anos depois, mesmo com o resultado negativo em 2016, persisti, onde em 2019, consegui o tão sonhado título”. Narra a competidora.

Miss Brasil 1965 Maria Raquel de Carvalho


O principal título que leva o nome do projeto, Miss Baixada, primeiro abre uma competição em cada município com 10 candidatas e elege uma campeã para disputar a grande final. Além do Miss Baixada, o projeto possui os títulos, Musa da Baixada, Beleza da Baixada, Miss Baixada Simpatia, Miss Baixada Pop, Miss Baixada Model, Miss Baixada Social, Miss Orgulho da Baixada, Miss Baixada Fashion, Miss Baixada Internacional, Miss Baixada Turismo, Miss Baixada Teen e Miss Baixada Talento.
As 13 candidatas na final esse ano foram Agatha Figueira, 18 anos – Miss Baixada (Seropédica), Júlia Nunes, 16 anos – Musa da Baixada ( Nova Iguaçu), Vitória Bragança, 19 anos – Beleza da Baixada ( Magé), Thalita Cipriano, 14 anos – Miss Baixada Simpatia ( Nilópolis), Camilly Neiva, 16 anos – Miss Baixada Pop (Paracambi), Thalita Vitória, 18 anos – Miss Baixada Model ( Queimados), Stephany Ferreira, 15 anos – Miss Baixada Social (Mesquita), Maria Eduarda, 19 anos – Miss Orgulho da Baixada ( Duque de Caxias), Larissa Arcanjo, 18 anos – Miss Baixada Fashion ( Guapimirim), Carla Mendes, 19 anos – Miss Baixada Internacional ( Belford roxo), Laryssa Miranda, 16 anos – Miss Baixada Glamour (Itaguaí), Raiane Silva, 18 anos – Miss Baixada Talento ( Japeri), Joana Assis, 18 anos – Miss Baixada Glamour( São João de Meriti).

História e surgimento do Miss Baixada

Início do projeto Miss Baixada

O Miss Baixada é um projeto idealizado e criado em 2007 por Patrícia de Paula de 41 anos, onde a ideia surgiu do Miss Universo daquele mesmo ano, quando competia na final, a brasileira Nathalia Guimarães contra a japonesa Riyo Mori que teve a segunda colocação.
“Antes da Faculdade, eu era apenas uma garota dedicada a esportes. Já fui atleta escolar de handball, voleibol e até atleta profissional de Futebol. Porém por ser muito comunicativa e com muitas ideias, decidi cursar Propaganda e Marketing, mas esse curso na época, só havia na zona sul ou oeste do Rio de Janeiro, apesar de ser muito distante, tive coragem para iniciar uma rotina em que eu passava mais tempo em trânsito do que estudando e estagiando. A Faculdade foi a minha primeira interação diária com os moradores que não eram da Baixada e pude ali ter uma amostra da visão distorcida e de preconceito sobre o local aonde vivia.
Todos os dias que eu chegava na sala de aula, as pessoas me aplaudiam. Elas realmente não acreditavam que eu conseguiria chegar lá” . Conta a idealizadora do projeto.
Patrícia teve muita dificuldade e antes do projeto alavancar, justamente por ser da Baixada e morar no local onde aconteceu a maior chacina da história do estado em 2005, na cidade de Nova Iguaçu, Posse, onde 29 pessoas foram mortas ao longo da Via Dutra na noite de 31 de março daquele ano.
“Achava que era uma injustiça com os moradores, pois após essas tragédias, nada era feito para tentar amenizar a dor ou algo do tipo, como fazem lá no Rio, onde basta que aconteça algo de ruim e logo em seguida são criados projetos e movimentos sociais ou culturais. Aqui na Baixada nada é feito, apenas fica a imagem má.

O Miss Baixada veio com a proposta de divulgar positivamente a região, através das suas belezas, onde cada candidata possui sua história de superação e elas são as promotoras locais de cada um desses 13 municípios”. Fala Patrícia.
Patrícia busca agora criar mais projetos em outras áreas da cultura, especialmente que envolvam o audiovisual e de empreendedorismo.

Outros projetos

Miss Baixadinha e Teen
Miss Baixada Master

A WMBX é um grupo formado por 13 meninas, moradoras dos 13 municípios da região da Baixada Fluminense. Todas são também modelos e ostentam títulos de Misses.
Esse grupo foi formado por mulheres de atitude, empoderadas e com a auto estima elevada, cada uma com biotipos e personalidades diferentes.

Já Neste momento de quarentena da pandemia, o Miss Baixada está aproveitando as Lives para esclarecer dúvidas que as pessoas têm sobre o concurso e realizar atividades com as participantes.

“A questão da suspensão das etapas é exatamente isso, não promover nenhum tipo de aglomeração para não colocar a vida em risco de quem quer participar e também de nós que produzimos” Diz a organizadora Patrícia.

Por não haver previsão dos eventos serem liberados, então o projeto estuda outras possibilidades, como por exemplo, realizar as etapas online, (Workshop e Seleções) e a final presencial em Abril de 2021.
Se você quiser falar com o Miss Baixada sobre inscrição, parcerias ou motivos gerais, os contatos são:

Telefone e WhatsApp: (21)98831-0622
Site: www.vivabaixada.com.br
Email: [email protected]
Instagram: @missbaixada
Facebook: missbaixada

Por Renato Ferreira