Jornal Povo

Hospital do Andaraí é interditado pelo Cremerj

O Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio, sofreu uma interdição ética nesta segunda-feira. A medida foi tomada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), que afirmou que o local estava funcionando em péssimas condições, com pacientes, segundo o conselho, sendo tratados de forma desumana.

De acordo com o Cremerj, mais de 30 pacientes estavam internados em cadeiras de rodas e poltronas. Alguns enfrentavam nessa situação há cerca de 30 dias. Além disso, faltavam réguas de oxigênio nos quartos e equipamentos médicos.

Em função da interdição, a unidade agora tem restrições no atendimento, mas continua sendo obrigada a tratar dos pacientes que já estavam internados até que suas transferências sejam realizadas para outros hospitais. Além disso, os médicos da unidade não podem realizar nenhum “novo” atendimento, a não ser que a pessoa tenha risco eminente de vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, não houve o fechamento da porta da emergência da unidade e todos os esforços estão sendo feitos para manter o atendimento.

O Cremerj destacou que o hospital foi fiscalizado outras três vezes e várias recomendações de melhorias foram feitas, entretanto, a correção das irregularidades nunca aconteceu.

A direção da unidade precisa providenciar a transferências dos pacientes já internados o mais rápido possível, porque os mesmos estão correndo risco dentro da unidade.

Uma médica, que participou da fiscalização, não aguentou ver tamanha crueldade e passou mal. Ela contou que nunca havia presenciado uma cena como aquela de tamanho descaso com os pacientes.

Segundo a própria equipe do hospital, os membros do Cremerj chegaram em um dia “bom”, que o hospital estava funcionando bem, sem nenhuma ocorrência ou problema grave.