Equipes do Bope, do Choque e da Core foram para as favelas do complexo. São pelo menos 350 policiais envolvidos.
São pelo menos 350 policiais envolvidos na operação. A PM mobilizou equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque.
Pela Polícia Civil, participam delegacias especializadas, com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da instituição.
A força-tarefa conta com veículos blindados e helicópteros.

Impactos
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na região do Complexo do Alemão, a Clínica da Família Rodrigo Y Aguilar Roig acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento.
Já as clínicas da Família Aloysio Augusto Novis, na Penha, e Valter Felisbino de Souza, em Ramos, estavam aberta à população, mas as atividades externas, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
O Rio Ônibus, sindicato que representa as viações que operam no município, informou que pelo menos 9 linhas tiveram de alterar o itinerário por causa dos confrontos.
A Secretaria Estadual de Educação disse que uma escola que fica dentro do Complexo do Alemão precisou ser fechada.
Já a Secretaria Municipal de Educação informou que nesta sexta-feira não haveria aula na rede, por conta das atividades de planejamento previstas no calendário escolar.