Jornal Povo

Governo lança programa que aumenta em 120% escolas com turmas em tempo integral

O governo do Rio lança, nesta segunda-feira, o programa “Escola Pra Vida”, que vai aumentar em 120% o número de colégios com turmas em tempo integral. A partir de 2020 serão mais 322 unidades de ensino, saltando das atuais 268 para 590, fazendo o estado ter o terceiro maior percentual de escolas integrais no país. A cerimônia de lançamento contará com a presença do governador Wilson Witzel e do secretário de Educação, Pedro Fernandes.
O projeto prevê o ensino profissionalizante nas escolas integrais através de uma parceria com a Faetec. A ideia é promover cursos voltados à vocação de cada região, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os alunos. O aumento das turmas de escolas com tempo integral vai atingir quase metade da rede de ensino estadual, atualmente com 1.222 unidades.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, para atender as necessidades locais, as unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos.