Jornal Povo

Segurança Presente expande para toda orla da Zona Sul de Niterói

A partir da próxima quinta-feira, o Programa Niterói Presente chega aos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. Serão 100 agentes patrulhando as ruas dos três bairros, das 6h30 às 2h. Nos deslocamentos, serão usados dois carros e 15 motos. Desde dezembro de 2017, quando o plano de segurança foi implantado no município, foram efetuadas mais de 800 prisões e várias reduções nos índices de criminalidade.
“Essa região foi escolhida por apresentar menor redução dos indicadores de criminalidade em Niterói. Com isso, vamos completar toda a orla da Zona Sul com o programa de segurança, o que também é importante para o desenvolvimento econômico do local, para impulsionar o turismo, o comércio, a hotelaria e gastronomia”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Atualmente, o programa já atua nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca. Em junho, Niterói apresentou o sexto mês consecutivo de queda nos índices de criminalidade. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os roubos de rua caíram 34,38% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em maio, esse índice já havia apresentado uma queda de 27%. Também houve queda de 18,67% no roubo de veículos. Em junho, foram registrados 122 roubos de veículos contra 150 no mesmo período de 2018. “Já são seis meses com queda nos roubos de veículos e sete com redução de roubos de rua. As estratégias estão sendo montadas, e a integração entre o município e as forças de segurança está dando certo. Trabalhar com segurança não é passe de mágica. Exige estudo avaliação, inteligência, planejamento e ações de cunho social a jurídico. A ação da polícia fica na ponta. A tendência é melhorar ainda mais”, afirmou Paulo Henrique de Moraes, secretário Executivo do Gabinete Integrado de Segurança Pública da Prefeitura.
Nesses dois anos, ainda foram expandidos o policiamento nas ruas e o uso da tecnologia na Segurança. “A cidade hoje é monitorada 24 horas por dia, contando com mais de 400 dispositivos de segurança, e uso de inteligência artificial”, pontuou o prefeito. Existem, ainda, outras 70 câmeras nos Portais de Segurança que identificam e rastreiam, em tempo real, veículos roubados ou envolvidos em ocorrências. Mais uma novidade está em fase de teste na Secretaria de Ordem Pública, a utilização de um drone que, junto com o Cisp Móvel, será usado em eventos para ajudar no patrulhamento preventivo.
O Niterói Presente é um convênio entre o governo estadual e a prefeitura, que paga por todos os custos, incluindo a gratificação aos policiais militares.