Jornal Povo

Segurança Presente expande para toda orla da Zona Sul de Niterói

A partir da próxima quinta-feira, o Programa Niterói Presente chega aos bairros de São Francisco, Charitas e Jurujuba. Serão 100 agentes patrulhando as ruas dos três bairros, das 6h30 às 2h. Nos deslocamentos, serão usados dois carros e 15 motos. Desde dezembro de 2017, quando o plano de segurança foi implantado no município, foram efetuadas mais de 800 prisões e várias reduções nos índices de criminalidade.
“Essa região foi escolhida por apresentar menor redução dos indicadores de criminalidade em Niterói. Com isso, vamos completar toda a orla da Zona Sul com o programa de segurança, o que também é importante para o desenvolvimento econômico do local, para impulsionar o turismo, o comércio, a hotelaria e gastronomia”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. Atualmente, o programa já atua nos bairros de Icaraí, Santa Rosa, Centro e Fonseca. Em junho, Niterói apresentou o sexto mês consecutivo de queda nos índices de criminalidade. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), os roubos de rua caíram 34,38% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em maio, esse índice já havia apresentado uma queda de 27%. Também houve queda de 18,67% no roubo de veículos. Em junho, foram registrados 122 roubos de veículos contra 150 no mesmo período de 2018. “Já são seis meses com queda nos roubos de veículos e sete com redução de roubos de rua. As estratégias estão sendo montadas, e a integração entre o município e as forças de segurança está dando certo. Trabalhar com segurança não é passe de mágica. Exige estudo avaliação, inteligência, planejamento e ações de cunho social a jurídico. A ação da polícia fica na ponta. A tendência é melhorar ainda mais”, afirmou Paulo Henrique de Moraes, secretário Executivo do Gabinete Integrado de Segurança Pública da Prefeitura.
Nesses dois anos, ainda foram expandidos o policiamento nas ruas e o uso da tecnologia na Segurança. “A cidade hoje é monitorada 24 horas por dia, contando com mais de 400 dispositivos de segurança, e uso de inteligência artificial”, pontuou o prefeito. Existem, ainda, outras 70 câmeras nos Portais de Segurança que identificam e rastreiam, em tempo real, veículos roubados ou envolvidos em ocorrências. Mais uma novidade está em fase de teste na Secretaria de Ordem Pública, a utilização de um drone que, junto com o Cisp Móvel, será usado em eventos para ajudar no patrulhamento preventivo.
O Niterói Presente é um convênio entre o governo estadual e a prefeitura, que paga por todos os custos, incluindo a gratificação aos policiais militares.
Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.