Jornal Povo

Secretaria de saúde investiga morte de mulher com suspeita de sarampo, em Petrópolis

Mulher de 32 anos morta na última sexta-feira estava internada em hospital da cidade serrana.

RIO – A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga se foi causado por sarampo a morte de uma mulher na última sexta-feira. Com 32 anos de idade, ela estava internada em um hospital de Petrópolis, na região serrana do Rio.

A SES deve liberar um laudo sobre o caso até o fim desta semana. Entre janeiro e agosto de 2019, o estado registrou 21 casos da sarampo. A quantidade já é maior do que a verificada em todo o ano passado, quando foram registrados 20 casos da doença no estado.

De acordo com a secretaria, Duque de Caxias (5 casos), Nilópolis (2), Paraty (12) e Rio de Janeiro (2) foram algumas das cidades com registros confirmados da doença. O órgão informa ainda que, em 2018, o Rio atingiu 95% de cobertura vacinal contra o sarampo no público-alvo mais vulnerável à doença, formado por pessoas com idade entre seis meses e 49 anos.

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, crianças com idade entre seis e 11 meses devem ser vacinadas – assim como pessoas com idade entre 1 e 29 anos e profissionais da área de saúde, que receberão duas doses. Pacientes com idade entre 30 e 49 anos que não tenham sido vacinados ou não tenham registro devem receber dose única.

Gestantes e pessoas imunodeprimidas não devem tomar a vacina. Já adultos com mais de 50 anos só devem se vacinar se forem se deslocar por locais com registro da doença.