Jornal Povo

Taxa oficial de desmatamento é 42% maior do que apontava sistema de alertas do Inpe

A taxa oficial de desmatamento na Amazônia Legal divulgada nesta segunda-feira (18) é 42,8% maior do que os números já divulgados antes nos alertas de desmate.

A comparação leva em conta dois sistemas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe): os dados mais recentes são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), que é divulgado uma vez por ano e verificou área de 9.762 km² desmatados entre agosto de 2018 e julho de 2019.

Já o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) havia emitido alertas para um total de 6.833,9 km² para o mesmo período. O Deter é um sistema de atualização diária, cujo balanço que apontava a tendência de alta já era conhecido desde agosto.

A diferença entre Prodes e Deter já era esperada por pesquisadores e até mesmo pelo governo. Os dois sistemas têm propósitos e características distintas e o Prodes, historicamente, apresenta números maiores.

Entretanto, neste ano, a credibilidade do Deter chegou a ser questionada após o sistema apontar alta expressiva nos alertas, sobretudo em julho e agosto.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já afirmou que pretende contratar um novo sistema para substituir o Deter. Em julho, Salles disse que o país “precisa ter um sistema melhor de fiscalização”.

Nesta segunda-feira, o ministro esteve presente na apresentação dos dados do Prodes e afirmou que na quarta-feira (20) deve ocorrer uma reunião em Brasília para tratar das ações do governo para conter o desmatamento.

Via: G1

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.