Jornal Povo

Cidade do Rio e municípios da Baixada Fluminense terão abastecimento afetado por causa da manutenção no Guandu

A Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
A Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense — Foto: Divulgação

A Cedae realiza, nesta quinta-feira, das 9h às 18h, uma manutenção preventiva no sistema elétrico dos motores da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Durante o período do serviço, a unidade — responsável pelo abastecimento de 80% da cidade do Rio e da Baixada Fluminense — vai operar com 65% da capacidade. A operação será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção.

Águas do Rio

A concessionária Águas do Rio afirmou que o abastecimento será afetados nas localidades que atende. São elas: Centro e zonas Norte e Sul do município do Rio e as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

A empresa orienta que os seus clientes reservem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a normalização do abastecimento. A concessionária disponibilizou o telefone 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.

De acordo com a Águas do Rio, a normalização do abastecimento ocorrerá em 72 horas após a retomada integral da produção no Guandu.

Iguá

A concessionária Iguá informou que, por causa da manutenção, pode haver baixa pressão no fornecimento de água para os seguintes bairros da Zona Oeste do Rio: Barra da Tijuca, Freguesia (Jacarepaguá), Anil, Itanhangá, Jacarepaguá, Pechincha, Recreio dos Bandeirantes, Tanque, Vargem Grande e Rio das Pedras.

Rio+Saneamento

De acordo com a concessionária Rio+Saneamento, o abastecimento ficará afetado em 24 bairros da Zona Oeste do Rio: Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Deodoro, Gericinó, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jardim Sulacap, Jabour, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos, Sepetiba, Vila Kennedy e Vila Militar.

A empresa afirmou que o retorno será gradativo e poderá levar até 72 horas para a normalização, após o fim da manutenção no Guandu. A concessionária recomenda que os consumidores que usem água de forma consciente e adiem tarefas não essenciais ou que exijam grande consumo neste período.

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com os canais digitais de atendimento, como o 0800 772 1025 — que aceita ligações e mensagens via WhatsApp — e o site www.riomaissaneamento.com.br.