A derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR foi a sexta de Alberto Valentim em apenas oito jogos à frente do Botafogo. Com duas vitórias, o aproveitamento do técnico é de 25%. Os péssimos números refletem no desempenho do Alvinegro no segundo turno do Brasileirão: são 11 derrotas em 14 partidas, com apenas 10 gols marcados e 22 gols sofridos.
O Botafogo já perdeu mais vezes no returno até aqui do que em todo o primeiro turno, quando foi derrotado em oito oportunidades.
Segundo turno do Botafogo:
- Botafogo 1 x 2 São Paulo
- Bahia 2 x 0 Botafogo
- Fortaleza 1 x 0 Botafogo
- Botafogo 0 x 1 Fluminense (demissão de Barroca)
- Botafogo 3 x 1 Goiás (Lazaroni como técnico interino)
- Palmeiras 1 x 0 Botafogo
- Vasco 2 x 1 Botafogo (primeiro jogo com Valentim)
- Botafogo 2 x 1 CSA
- Grêmio 3 x 0 Botafogo
- Botafogo 0 x 2 Cruzeiro
- Santos 4 x 1 Botafogo
- Botafogo 0 x 1 Flamengo
- Botafogo 2 x 0 Avaí
- Athletico-PR 1 x 0 Botafogo
E são justamente os pontos conquistados na primeira parte do campeonato que não deixam o Botafogo em situação mais delicada. Dos 36 pontos que o Alvinegro tem, 27 vêm do primeiro turno, quando Eduardo Barroca conseguiu boa sequência no início da competição.
Perda de jogadores, desfalques e a crise financeira e política desgastaram o Botafogo ao longo do campeonato, e o time agora precisa das mesmas três vitórias que conseguiu em 14 jogos nas cinco rodadas restantes. Três confrontos (Corinthians, Internacional e Ceará) serão em casa, enquanto dois (Chapecoense e Atlético-MG) serão fora.
Além das derrotas, a preocupação fica também pelas fracas atuações em sequência, muitas vezes de forma apática e sem demonstrar reação. Segundo o Footstats, o Botafogo apresenta números preocupantes nos últimos seis jogos, que vão além dos resultados.
A campanha no Botafogo é apenas mais uma parte do ano ruim de Alberto Valentim no Brasileirão. No comando do Avaí, o técnico acumulou três vitórias, quatro empates e oito derrotas em 15 jogos.
O melhor momento do treinador em 2019 foi no início do ano, no comando do Vasco, onde também era questionado pelos torcedores. Contando Campeonato Carioca e Copa do Brasil, foram 23 partidas: 14 vitórias, cinco derrotas e quatro empates.
No estadual, o técnico liderou a equipe na conquista da Taça Guanabara, com vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, e chegou à final da Taça Rio, quando o Cruz-Maltino foi derrotado nos pênaltis pelo Flamengo. Na final do Carioca, Valentim perdeu as duas partidas para o Rubro-Negro e acabou sendo demitido em seguida. Antes da decisão, já havia sido eliminado na quarta fase da Copa do Brasil para o Santos.
Vice-lanterna do returno, o Botafogo volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Corinthians, às 18h (de Brasília), no Nilton Santos.
Via: Globo Esporte