Junto com o Brasileirão, foi encerrada neste domingo a promoção realizada pelo Vasco para conquistar novos sócios-torcedores. E a ação foi um sucesso. Em duas semanas, o clube recebeu 146 mil novos pedidos de adesão e teve um aumento de 456% na quantidade de associados: de 32 mil para 178 mil. Às 23h59, o contador no site vascaíno mostrava 178.325 sócios.
Com o boom causado pela promoção, o Vasco se tornou o clube com o maior quadro social do país, com boa vantagem sobre o segundo colocado, o Flamengo, que tem 139 mil sócios. Antes da promoção, que começou no dia 25, os vascaínos ocupavam o oitavo lugar no ranking. Colocado sobre uma linha do tempo, o fenômeno poderia ser enxergado dessa maneira:
- 25/11 – Então com 32 mil sócios, Vasco lança promoção com a meta de chegar a 50 mil
- 27/11 – Vasco passa o Bahia no ranking e chega aos 60 mil sócios
- 28/11 – Vasco atinge a marca de 80 mil sócios
- 29/11 – Vasco chega aos 90 mil sócios e ultrapassa o Corinthians no ranking
- 30/11 – Vasco bate 110 mil sócios, passa Corinthians e Grêmio e vira top-3 no ranking do país
- 02/12 – Com 127 mil sócios, Vasco deixa o Internacional pra trás no ranking
- 03/12 – Vasco chega aos 139 sócios e desbanca o flamengo na liderança do ranking
- 04/12 – Vasco atinge a marca de 150 mil sócios
- 08/12 – Vasco alcança 177 mil sócios, e promoção chega ao fim
– Sobre a torcida, o que eles fizeram foi inexplicável – afirmou o capitão Leandro Castan após o empate com a Chapecoense, pela última rodada do Brasileirão.
“Eu nunca tinha visto isso no mundo”, completou ele.
A promoção do clube nas últimas duas semanas consistia no desconto de 50% no valor de alguns planos – isso nos seis primeiros meses de adesão.
Para além da multiplicação dos sócios e das vantagens financeiras que isso acarreta, a onda de adesões serviu principalmente para estreitar ainda mais a relação do Vasco com sua torcida, mesmo após um ano difícil para a equipe dentro de campo.
– O torcedor está comparecendo, eles fizeram uma semana muito linda, foram de 30 mil para 170 mil sócios – destacou o zagueiro Henríquez, também na zona mista do Maracanã.
A campanha #AssociaVasco tomou conta das redes sociais, alavancada por jogadores do elenco, como Thalles Magno e Castan, que prometeram prêmios a cada meta alcançada e incentivaram a torcida. Movido por esse frenesi, o presidente Alexandre Campello resolveu tirar a partida da Chapecoense de São Januário para colocar no Maracanã diante de uma multidão de vascaínos.
No sábado, dia anterior ao duelo, o Vasco treinou com portões abertos em São Januário, e milhares de vascaínos compareceram. Neste domingo, o público da partida contra a Chape foi de 67.395 presentes, o maior do clube na temporada.
Via: Globo Esporte