Jornal Povo

Igreja Matriz de Varre-Sai desaba; três rios transbordam e preocupam as Regiões Norte e Noroeste do Rio

As fortes chuvas voltaram a trazer preocupação para população das Regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. Na noite de quinta-feira, o teto da Igreja Matriz São Sebastião de Varre-Sai desabou. O local fica na Avenida Felicíssimo Faria Salgado, no Centro do município. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil interditaram o local e isolaram a área. Ninguém ficou ferido porque não havia missa na igreja no momento da queda.

Em nota, a paróquia de Varre-Sai afirmou que por causa da chuva, aliada a conservação do local, a torre cedeu. No fim de 2019, a paróquia lançou um projeto de reforma da Igreja Matriz, que completa 100 anos em 2020. O padre Rogério Cabral, responsável pela igreja, estava no Santuário de Aparecida, em São Paulo, quando aconteceu a tragédia.

– O que temíamos infelizmente aconteceu. A fachada de Nossa Igreja Matriz desabou nesta noite, 13/02. Já deteriorada pelo tempo e tão exigente de intervenções não suportou as intempéries do tempo que sobreveio sobre nossa região. Graças a Deus, não havia qualquer pessoa no local e ninguém ficou ferido – disse o pároco no perfil da igreja nas redes sociais.

Até a reconstrução do local, todas as celebrações foram transferidas para a co-matriz, a igreja de Santa Filomena, que foi reformada recentemente e que está sendo ampliada para acolher os fieis, diante da eminência das obras na igreja principal. O fotógrafo Valter Fabricante, que mora na localidade, fez vídeos e compartilhou nas redes sociais

Três rios transbordam

A situação segue preocupante nas regiões. Três rios transbordaram de quinta para sexta-feira, deixando sete cidades em estágio de atenção devido a possíveis problemas que podem afetar os municípios. Segundo a Defesa Civil que cuida do Norte e Noroeste, as equipes destas cidades estão realizando um levantamento para buscar desabrigados e desalojados, além de um balanço de estragos que podem ter sido ocasionados pelas chuvas.

O transbordo do Rio Pomba pode atingir os municípios de Aperibé, Cataguases MG e Santo Antonio de Pádua; o Rio Muriaé pode atingir as cidades de Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé, enquanto o rio Itabapoana pode prejudicar Bom Jesus do Itabapoana.

Veja a nota na íntegra do páraco da matriz de Varre-Sai:

Prezados paroquianos e demais Varresaenses

O que temíamos infelizmente aconteceu. A fachada de Nossa Igreja Matriz desabou nesta noite, 13/02. Já deteriorada pelo tempo e tão exigente de intervenções não suportou as intempéries do tempo que sobreveio sobre nossa região. Graças a Deus, não havia qualquer pessoa no local e ninguém ficou ferido.

É hora de unirmos forças porque a Igreja de Cristo, que somos todos nós batizados, agora mais do que nunca, tomará para si a missa de reconstruir a Matriz que é a expressão de nosso amor eclesial nesta cidade. Em breve daremos mais informações. Por hora, convoco a todos a rezarem e implorarem a misericórdia de Deus.

Em Cristo,

Pe Rogério Cabral

Pároco de Varre-Sai-RJ

Via: Jornal Extra