Jornal Povo

Igreja Matriz de Varre-Sai desaba; três rios transbordam e preocupam as Regiões Norte e Noroeste do Rio

As fortes chuvas voltaram a trazer preocupação para população das Regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro. Na noite de quinta-feira, o teto da Igreja Matriz São Sebastião de Varre-Sai desabou. O local fica na Avenida Felicíssimo Faria Salgado, no Centro do município. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil interditaram o local e isolaram a área. Ninguém ficou ferido porque não havia missa na igreja no momento da queda.

Em nota, a paróquia de Varre-Sai afirmou que por causa da chuva, aliada a conservação do local, a torre cedeu. No fim de 2019, a paróquia lançou um projeto de reforma da Igreja Matriz, que completa 100 anos em 2020. O padre Rogério Cabral, responsável pela igreja, estava no Santuário de Aparecida, em São Paulo, quando aconteceu a tragédia.

– O que temíamos infelizmente aconteceu. A fachada de Nossa Igreja Matriz desabou nesta noite, 13/02. Já deteriorada pelo tempo e tão exigente de intervenções não suportou as intempéries do tempo que sobreveio sobre nossa região. Graças a Deus, não havia qualquer pessoa no local e ninguém ficou ferido – disse o pároco no perfil da igreja nas redes sociais.

Até a reconstrução do local, todas as celebrações foram transferidas para a co-matriz, a igreja de Santa Filomena, que foi reformada recentemente e que está sendo ampliada para acolher os fieis, diante da eminência das obras na igreja principal. O fotógrafo Valter Fabricante, que mora na localidade, fez vídeos e compartilhou nas redes sociais

Três rios transbordam

A situação segue preocupante nas regiões. Três rios transbordaram de quinta para sexta-feira, deixando sete cidades em estágio de atenção devido a possíveis problemas que podem afetar os municípios. Segundo a Defesa Civil que cuida do Norte e Noroeste, as equipes destas cidades estão realizando um levantamento para buscar desabrigados e desalojados, além de um balanço de estragos que podem ter sido ocasionados pelas chuvas.

O transbordo do Rio Pomba pode atingir os municípios de Aperibé, Cataguases MG e Santo Antonio de Pádua; o Rio Muriaé pode atingir as cidades de Itaperuna, Italva e Laje do Muriaé, enquanto o rio Itabapoana pode prejudicar Bom Jesus do Itabapoana.

Veja a nota na íntegra do páraco da matriz de Varre-Sai:

Prezados paroquianos e demais Varresaenses

O que temíamos infelizmente aconteceu. A fachada de Nossa Igreja Matriz desabou nesta noite, 13/02. Já deteriorada pelo tempo e tão exigente de intervenções não suportou as intempéries do tempo que sobreveio sobre nossa região. Graças a Deus, não havia qualquer pessoa no local e ninguém ficou ferido.

É hora de unirmos forças porque a Igreja de Cristo, que somos todos nós batizados, agora mais do que nunca, tomará para si a missa de reconstruir a Matriz que é a expressão de nosso amor eclesial nesta cidade. Em breve daremos mais informações. Por hora, convoco a todos a rezarem e implorarem a misericórdia de Deus.

Em Cristo,

Pe Rogério Cabral

Pároco de Varre-Sai-RJ

Via: Jornal Extra

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.