União da Ilha e Estácio são rebaixadas no carnaval 2020 do Rio

As escolas de samba União da Ilha do Governador Estácio de Sá foram rebaixadas para a Série A no carnaval 2020 do Rio de Janeiro. A União da Ilha ficou em último lugar, com 264,2 pontos. Já a Estácio terminou na penúltima posição, com 264,7 pontos. A apuração que definiu os rebaixamentos ocorreu na tarde desta quarta-feira (26) no Praça da Apoteose, na região central do Rio.

A campeã do carnaval 2020 do Rio foi a Viradouro, com 269,6 pontos. Este foi o segundo título da escola, que já havia sido campeã do Grupo Especial do Rio em 1997.

Veja o resultado final do carnaval 2020 do Rio — Foto: Arte/G1
Veja o resultado final do carnaval 2020 do Rio — Foto: Arte/G1

A União da Ilha teve problemas por causa de um carro alegórico que emperrou antes de entrar na avenida e terminou o desfile com atraso.

A escola foi a penúltima escola a desfilar no domingo passado, das 2h30 às 3h20. O enredo foi “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder!”.

Ao desfilar, a escola de samba fez uma série de questionamentos sobre as promessas feitas por políticos, autoridades e poderosos para resolver problemas sociais, de saúde, emprego, educação e moradia, por exemplo, mas que nunca são colocados em prática. A escola tentou mostrar o desalento de quem vive em comunidade, mas que apesar das dificuldades revela talentos e desenvolvimento.

Já a Estácio foi a primeira a desfilar no domingo, com um enredo sobre a “pedra”, a beleza sólida do material que é a base do planeta Terra.

A escola de sambra lembrou que as rochas cruzaram os caminhos trilhados por nossos ancestrais: da exploração das pedras preciosas das Minas Gerais, passando pelas pedras citadas na literatura, à lasca de pedra mais famosa do mundo, coletada da lua pelos astronautas da Apollo 11.

A Estácio foi a campeã da Série A em 2019, o que possibilitou que ela entrasse no Grupo Especial do carnaval 2020.

Estácio de Sá fala das escravas que escondiam pepitas de ouro sob o cabelo — Foto: Alexandre Durão

Fonte: G1

Facebook Comments

Open chat
Anuncie AQUI! >>>
Olá!
Gostaria de anunciar sua marca aqui?
Powered by