Jornal Povo

Shanna, sobrinha de contraventor assassinado, chega à Delegacia de Homicídios para depor

Shanna Harrouche Garcia, sobrinha do contraventor Alcebíades Paes Garcia, chegou à Delegacia de Homicídios da Capital (DH-Capital) por volta das 14h desta segunda-feira (2) para depor sobre o assassinato do tio.

Alcebíades Garcia, conhecido como Bid, foi assassinado a tiros quando chegava em casa após os desfiles na Sapucaí.

Em outubro de 2019, a empresária também sofreu uma atentado a tiros. Ela chegava em um centro comercial da Barra quando foi baleada. O crime também é investigado pela DH-Capital, mas até o momento não houve resolução.

Na ocasião, Shanna conseguiu fechar a porta do carro, que era blindado, e se proteger. Alcebíades Garcia chegou a ser ouvido no inquérito sobre o atentado contra a sobrinha.

Sobre a morte do contraventor, assassinado na terça-feira de carnaval, ao menos dois seguranças de Bid já foram ouvidos. Um deles é ex-PM e foi expulso da corporação.

Morte de Bid

Bid era considerado pela polícia como um dos chefes da contravenção no Rio — Foto: Reprodução

Alcebíades Paes Garcia, irmão do bicheiro Waldemir Paes Garcia, o “Maninho”, pai de Shanna, foi assassinado com mais de 20 tiros disparados contra a van em que ele estava.

O crime aconteceu quando o bicheiro chegava no prédio da companheira, na Rua Jornalista Henrique Cordeiro, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Segundo testemunhas, pelo menos dois homens com toucas ninja esperavam a chegada de Bid em um carro preto.A polícia trata o caso como execução, uma vez que apenas Bid foi baleado.

Havia outras pessoas na van, mas elas escaparam ilesas. O contraventor foi atingido na cabeça e no tórax.

Há pelo menos 20 anos não havia assassinato envolvendo a cúpula da contravenção ou seus herdeiros durante o período de carnaval.

Jogo do bicho e a família Garcia

Bid era apontado pela polícia como um dos chefes do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Ele assumiu o posto após o irmão Maninho ter sido assassinado em setembro de 2004.

Em abril de 2017, o irmão de Shana e filho de Maninho, Myro Garcia, de 27 anos, foi assassinado. O herdeiro foi sequestrado ao sair da academia onde malhava, também na Barra da Tijuca.

Ele se apresentava como jogador de pôquer e fazia muitas viagens internacionais para participar de torneios, chegando a ganhar US$ 65 mil numa competição no Chile. Por isso, ele não costumava ter sua imagem ligada ao jogo do bicho.

Myrinho, como era conhecido, foi baleado por sequestradores ao deixar o carro dos criminosos, e logo após pagar o resgate.

Myrinho tinha 15 anos quando viu o pai Maninho ser assassinado, em setembro de 2004. Ele e Maninho tinham deixado a academia de ginástica Body Planet, na Freguesia, em Jacarepaguá, quando o pai foi alvo de disparos. O herdeiro também foi atingido, mas sobreviveu.

Quando foi morto, Maninho tinha 42 anos e respondia por vários crimes, entre eles formação de quadrilha e contrabando, pelo qual foi condenado a seis anos de prisão, em 1993, peja juíza Denise Frossard. Passou três anos e meio preso, sendo solto em outubro de 1996.

Ele era presidente do Conselho Fiscal da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. Conhecido por ser violento, arrogante e mulherengo, Maninho era temido até pelos bicheiros da velha-guarda.

Seu envolvimento com atividades criminosas ia além do jogo do bicho. Também era dele parte do negócio de caça-níqueis, especialmente os instalados em Copacabana, na Zona Sul.

No Salgueiro, sucedeu o pai Waldomiro Garcia, o Miro, na função de patrono. Ele também era conhecido por ser “mão de ferro” na condução dos negócios.

Miro era presidente de honra do Salgueiro e membro da cúpula do jogo de bicho no RJ e em outros estados brasileiros. Ele estava doente, quase cego, e morreu de infecção pulmonar, aos 77 anos, 34 dias após o assassinato de Maninho.

Histórico

  • A família de Bid é ligada à contravenção há mais de 40 anos
  • Bid era filho de Waldomiro Garcia, o Miro, morto em 2004
  • Dias antes, Waldemir Paes Garcia, o Maninho foi morto
  • Em 2017, o filho de Maninho, Myro Garcia, de 27 anos, foi sequestrado e também assassinado
  • Em outubro de 2019, a filha de Maninho, Shanna Garcia foi baleada em um atentado em frente a um shopping e sobreviveu

Via: G1