Jornal Povo

Streaming ganha ainda mais força, após eventos serem cancelados devido ao coronavírus

Após o surto causado pelo novo coronavírus fechar cinemas e adiar lançamentos de eventos culturais e filmes, as plataformas de streaming estão ganhando ainda mais força, principalmente no mercado americano.

Esses serviços podem ajudar a entreter fãs de cultura pop durante períodos de isolamento e quarentena.

Para fazer frente à escassez das ofertas, plataformas de streaming e canais por assinatura disponibilizaram conteúdos de graça no Brasil. Há também casos de antecipação da chegada de filmes nos catálogos. Veja algumas iniciativas:

  • O Globoplay disponibilizou 30 filmes infantis, além de algumas séries e temporadas de “Malhação” por 30 dias para não-assinantes. O foco é principalmente o público infantil, que em várias partes do mundo foi dispensado das escolas.
  • A Spcine, empresa de fomento ao cinema da prefeitura de São Paulo, liberou o acesso por 30 dias ao conteúdo de sua plataforma de streaming, Spcine play. O catálogo tem filmes de Zé do caixão, Hector Babenco e Tata Amaral, entre outros cineastas brasileiros, e vai transmitir shows e espetáculos da programação cultural de São Paulo simultaneamente à realização dos eventos.
  • A Pandora Filmes (distribuidora de filmes independentes) disponibilizou filmes que estrearam recentemente nos cinemas em várias plataformas sob demanda.

No Brasil, grandes exibidoras estão fechadas, como Cinemark e Kinoplex, devido à orientação de quarentena e isolamento doméstico para conter a transmissão do vírus.

Nos Estados Unidos, as duas maiores franquias de cinema, AMC e Regal, diminuíram pela metade a oferta de ingressos.

Como os EUA estão lidando com a crise?

Nos Estados Unidos, filmes que já estrearam sofreram com a queda de bilheteria nos cinemas. Levando em conta o mesmo período, a bilheteria norte-americana desta semana foi a pior desde 1995.

A Disney antecipou o lançamento americano de “Frozen 2” em sua nova plataforma de streaming, a Disney Plus. O filme chegou no fim de semana passado ao catálogo.

Também no mercado americano, a NBCUniversal anunciou nesta segunda (16) que seus filmes estarão disponíveis no streaming simultaneamente ao lançamento nos cinemas que ainda funcionam, antecipando uma possível tendência.

O suspense “O homem invisível” e a animação “Trolls World Tour”, com lançamento previsto para 10 de abril na América do Norte, estão entre esses lançamentos.

Com mais pessoas em casa, a demanda por conteúdos em streaming tende a crescer nos próximos dias. Analistas de mídia americanos preveem que as pessoas vão buscar pacotes mais amplos dos serviços que já assinam, com opções de mais telas simultâneas, por exemplo.

E os filmes adiados?

Muita gente pode se perguntar se os filmes adiados poderão migrar suas estreias dos cinemas para as plataformas de streaming, após uma grande safra recente de lançamentos. Destaques da temporada de premiações deste ano, “O irlandês” e “História de um casamento” saíram direto no Netflix.

Grandes distribuidoras têm fôlego para negociar com as plataformas de streaming, explica Bruno Dieguez, professor de Comunicação Social da PUC-Rio. Mas são justamente esses filmes que possuem orçamento maior e, por isso, precisam da receita de bilheterias.

“A gente vai ter um pico de conteúdo de televisão sendo assistido pelas plataformas de streaming, pela televisão aberta e pela televisão por assinatura”, diz Dieguez ao G1.

“Tem uma oportunidade de expansão do acesso desses conteúdos. Acredito que muitas séries de ficção e documentais vão começar a ser a desaguadas antes do previsto”, teoriza.

Via: G1