Jornal Povo

Bolsonaro recebe Augusto Heleno e cotado para substituir Moro no Ministério da Justiça

O presidente Jair Bolsonaro passou o sábado (25) no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, onde recebeu visitas dos ministros Jorge Oliveira (Secretaria-Geral) e Augusto Heleno (Segurança Institucional) pela manhã. O secretário de comunicação do Palácio do Planalto, Fábio Wajngarten, também compareceu ao local.

Jorge Oliveira, Heleno e Wajngarten ficaram reunidos com o presidente da República por cerca de uma hora. Eles não falaram com a imprensa quando deixaram o Palácio da Alvorada. Oliveira é cotado para assumir a vaga do ex-ministro Sergio Moro, que pediu demissão do Ministério da Justiça nesta sexta-feira (24).

Moro deixou o Ministério da Justiça alegando que Jair Bolsonaro tentava interferir no trabalho da Polícia Federal, acusação que o presidente nega.

Nesta sexta-feira, o ex-juiz exibiu à TV Globo reprodução de uma conversa com Bolsonaro em que o presidente sugere troca no comando da PF em razão de investigações que envolvem aliados do chefe do Executivo.

Muito próximo da família Bolsonaro, Jorge Oliveira é o preferido do presidente para substituir Sergio Moro. O ministro da Secretaria-Geral, contudo, tem relatado a interlocutores preocupação em relação à possibilidade de assumir o Ministério da Justiça.

O advogado e policial militar aposentado avalia que não será bom para o governo caso seja confirmado para a função. Oliveira entende que os laços com a família do presidente podem levar a críticas ainda mais duras contra o presidente, o que poderia fragilizar o governo.

Segundo fontes, até o momento a ideia é tentar encontrar outro nome que não seja o de Oliveira. Mas o cenário segue incerto porque o presidente diz querer Jorge Oliveira como novo ministro da Justiça e, segundo interlocutores, talvez não tenha escolha. Oliveira optou por não falar até que saia uma decisão oficial.

Fonte: G1