Jornal Povo

Novo calendário para o licenciamento de veículos no Rio é divulgado

Detran-RJ prorrogou o prazo para que os motoristas do Estado do Rio façam o licenciamento anual de seus automóveis. Com isso, os proprietários que ainda não emitiram o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2020 num dos postos de atendimento do órgão ganharam mais tempo para regularizar a situação. O documento também está disponível de forma digital, para quem não necessita da versão em papel.As novas datas podem ser conferidas abaixo:

– Finais de placa de 0 a 2 – até 30 de setembro de 2020

– Finais de placa de 3 a 6 – até 31 de outubro de 2020

– Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Por conta das dificuldades de agendamento — já que muitos motoristas não estão conseguindo marcar o atendimento nos postos, após a retomada gradual dos serviços do Detran-RJ —, a recomendação do órgão é que os proprietários optem pela emissão do documento veicular via aplicativo. A medida ajuda também a evitar aglomerações nas unidades.

Para isso, basta baixar o app Carteira Nacional de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), disponível para dispositivos móveis com sistema Android ou iOS (veja ao lado como usar). O documento virtual tem validade em todo o território nacional.

Vale destacar, no entanto, que o CRLV somente pode ser emitido se o motorista estiver com a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ quitada — que pode ser emitida no site do Bradesco —, asssim como o seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder.

Mutirão neste fim de semana

No fim de semana, cinco municípios do interior do estado receberão equipes de Identificação Civil do Detran-RJ para um mutirão de entrega das carteiras de identidade emitidas antes da pandemia que estavam acauteladas nos postos. A ação vai acontecer nos municípios de Porto Real e Pinheiral, na Região do Médio Paraíba; Silva Jardim, na Região dos Lagos; Quissamã, no Norte Fluminense; e Mendes, no Centro-Sul do estado. Não é preciso agendar. Basta comparecer nos postos de identificação civil desses municípios, hoje ou amanhã, das 9h às 16h, para retirar o documento. O presidente do Detran, Marcello Braga Maia, disse que, em breve, outros municípios que ainda não retomaram as atividades também receberão a equipe de apoio.

Fonte: Jornal Extra