Jornal Povo

Hospital de Campanha do Parque dos Atletas fecha nesta terça-feira

O Hospital de Campanha do Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, será fechado oficialmente nesta terça-feira (8).

A unidade, montada pela iniciativa privada e administrada pela Rede D’Or, atendeu 621 pacientes em quatro meses de operação — os dois últimos receberam alta nesta segunda-feira (7).

A cerimônia de encerramento das atividades, marcada para as 10h desta terça, previa a soltura de balões brancos em homenagem a todas as pessoas que morreram na pandemia e um minuto de silêncio.

O hospital foi inaugurado em 11 de maio com 150 leitos de enfermaria e 50 de UTI, mas a alta demanda para pacientes mais graves exigiu uma readequação, que transformou outros 50 leitos de enfermaria em UTI.

Desses 621 pacientes, cerca de 90% precisaram, em algum momento, de um serviço na unidade de terapia intensiva; 199 ficaram no respirador mecânico, e 104 precisaram da unidade de diálise. Foram realizados 660 tomografias e 657 ecocardiogramas.

A unidade foi custeada pelo Movimento União Rio, Rede D’Or, Stone Pagamentos, Mubadala, Qualicorp, SulAmérica Seguros, Vale, Banco BV, Shell e Aqui! Card Soluções de Pagamentos.

Ocupação aumenta

Enquanto mais um hospital de campanha fecha, a taxa de ocupação de leitos na rede SUS no Município do Rio cresce.

Na última sexta-feira (4) à noite, 71% dos leitos de UTI Covid-19 estavam ocupados. Na noite desta segunda-feira (7), a taxa de ocupação estava em 82%.

Também na sexta, eram 471 pacientes internados com coronavírus na rede municipal. Nesta segunda, eram 530.

Hospital do Parque dos Atletas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo
Hospital do Parque dos Atletas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução