Jornal Povo

Bandidos impedem reparo de vazamento de gás em condomínio na Pavuna para impor venda de botijões

Moradores de um condomínio na Pavuna, na Zona Norte do Rio, estão sem gás desde segunda-feira (19) por causa de um vazamento. A concessionária foi chamada para fazer o conserto, mas os funcionários foram ameaçados de morte por bandidos e impedidos de trabalhar.

Os moradores denunciam que os criminosos querem explorar a venda de botijões de gás no condomínio. Ao todo, cerca de 12 mil moradores estão sem gás. São cerca de 30 prédios e 3.800 apartamentos, localizados próximo ao Complexo do Chapadão.

Em nota, a concessionária disse que pediu apoio ao batalhão da Polícia Militar para fazer o reparo, mas segundo a empresa, a polícia informou que não seria possível garantir a segurança dos técnicos naquela área.

Os técnicos da Naturgy prestaram queixa na 39ª DP (Pavuna).

Confira abaixo alguns relatos:

“Entramos em contato com a fornecedora, que é a empresa Naturgy. Eles comunicaram aos moradores que houve um vazamento de gás e, devido a isso, o abastecimento daqui foi fechado”.

“Eles informaram que iam efetuar os procedimentos de reparo, só que foram abordados por bandidos daqui da comunidade do Chapadão e, devido a isso, não conseguiram fazer o reparo. E por consequência estamos até agora sem abastecimento de gás”.

“E aqui é um conjunto, né, de apartamentos. Na realidade isso aqui é uma cidade, né, o Village Pavuna, né? Sendo que tá sendo tomada pelos traficantes, né?”

Os moradores tiveram que comprar quentinhas porque não conseguem cozinhar.

O que dizem os citados

Em nota enviada ao Bom Dia Rio, a Polícia Militar disse que está à disposição para apoiar concessionárias e órgãos públicos nas demandas, mas que em algumas áreas é preciso mobilizar recursos e analisar os riscos antes de agir. E que é preciso resguardar a vida da população local, dos PMs e dos funcionários das empresas.

Já a Polícia Civil disse que já tinha identificado o problema e que tem uma operação programada para coibir essa ação criminosa nos próximos dias com várias delegacias especializadas.

governador em exercício, Cláudio Castro, também encaminhou uma nota ao Bom Dia Rio nesta manhã. Castro informou que já determinou ao secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, e ao secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Figueiredo, que tomem “medidas enérgicas” sobre os fatos.

“Não podemos ficar à mercê de bandidos, ainda mais que querem ter o poder financeiro provocado pelo comércio ilegal de gás”, falou Castro.

Traficantes e milicianos cortam internet de moradores

Na terça-feira (20), o RJ2 mostrou que traficantes e milicianos estão interrompendo o serviço de internet de moradores e assumindo o controle da distribuição de sinal em várias regiões do Rio de Janeiro.

Os criminosos cortam os cabos e, depois, o sinal some. Em seguida, aparecem empresas desconhecidas que oferecem um sinal de baixa qualidade.

“O dono dessa internet que tá aqui, agora, é da milícia! Eles [os milicianos] tiraram as outras que estavam aqui dentro. Tinha outras operadoras aqui dentro. Tudo legalizado, direitinho, e eles tiraram o cara porque eles queriam que os “cara” pagassem R$ 32 mil por mês pra eles ficarem aqui”, denunciou um morador que pediu para não ser identificado.

Segundo o relato, as empresas que prestavam o serviço legalizado não aceitaram a tentativa de extorsão, e então foram expulsas pelos criminosos. Além disso, o morador contou que o sinal clandestino é de pior qualidade.

Fonte: G1