Jornal Povo

Em 8 dias, pelo menos 70 escolas do Rio foram fechadas após casos de Covid-19

Em apenas oito dias, pelo menos 70 escolas municipais do Rio de Janeiro foram fechadas após registrarem casos do novo coronavirus. O levantamento foi realizado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) entre 11 a 19 de novembro.

Somente na Zona Oeste da capital fluminense, 30 instituições tiveram as atividades interrompidas. Entre diretores, professores e equipes administrativos, ao menos 45 casos de Covid-19 foram confirmados.

Sala de aula com distanciamento social no RJ
Sala de aula com distanciamento social no RJ – Foto: Reprodução/CNN Brasil

As aulas presenciais foram retomadas na última terça-feira (17) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do último ano do Programa de Educação para Jovens e Adultos. Os profissionais, no entanto, voltaram antes para atividades administrativas nas escolas.

De acordo com as informações divulgadas, o tempo de fechamento das escolas pode variar de um até sete dias. Todas passam por uma desinfecção para voltar ao funcionamento.

O Sepe também registrou denúncias sobre a falta de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para os professores e profissionais de limpeza dos colégios municipais. Segundo a apuração da CNN, a falta de máscaras e álcool gel é uma realidade nas escolas.

A Secretaria Municipal de Educação informou que os casos confirmados e suspeitos de Covid-19 foram detectados antes do retorno das aulas presenciais. Segundo a pasta, quando há um caso confirmado ou suspeito, o funcionário é afastado, assim como todas as pessoas que tiveram contato com ele. O atendimento é interrompido para um período de higienização completa. Após esta fase de prevenção, que pode durar 5 dias, a escola é reaberta com os profissionais de Educação em condições adequadas para a retomada das aulas presenciais.

A Secretaria Municipal de Educação garantiu que todos os protocolos de segurança necessários foram cumpridos.

“Houve redimensionamento dos espaços utilizados e disponibilização dos produtos necessários para a higienização pessoal e do ambiente, como máscaras, álcool em gel e sabonete líquido, entre outros itens”, afirmou a prefeitura.

Fonte: CNN BRASIL