Jornal Povo

Prefeitura do Rio abre mais 50 leitos para Covid-19 no Hospital Ronaldo Gazolla

A Secretaria Municipal de Saúde informou que mais 50 leitos de enfermaria para tratamento da Covid-19 serão abertos nesta quarta-feira (6) no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, na Zona Norte do Rio. Na terça-feira, outros 100 leitos foram abertos no município — 80 no próprio Ronaldo Gazolla e 20 no Hospital Souza Aguiar, no Centro.

“Nós temos uma meta de 343 leitos, alguns inclusive na rede privada. Mas o importante é que a gente conseguiu desativar o Hospital de Campanha do Riocentro, que é um custo absurdo. Aqui no Hospital de Acari, que é um hospital de referência para Covid-19 no município do Rio, já temos 380 leitos que é a lotação máxima do hospital funcionando. Esses leitos estavam prontos, o que faltava era pessoal, era organização, gestão. Nunca se precisou de hospital de campanha”, disse Paes.

Os novos leitos abertos são uma tentativa da Prefeitura de retomar os 2,2 mil leitos inativos na rede municipal do Rio.

De acordo com a pasta, o Hospital de Campanha do Riocentro será desativado aos poucos, enquanto outros 193 leitos para pacientes com Covid-19 serão abertos em outras unidades. Os novos leitos fazem parte deste plano.

Além da abertura em unidades pública, a Prefeitura do Rio realizou um chamamento para tentar adquirir 150 leitos nas unidades da rede privada. No total, seriam abertos 343 leitos para o tratamento da Covid-19.

150 leitos na Baixada Fluminense

Já a Secretaria Estadual de Saúde prometeu entregar, até o dia 20 de janeiro, 150 leitos no Hospital Modular de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

As vagas haviam sido prometidas para o final de abril, mas as obras só terminaram em julho. A unidade ficou meses sem pacientes e o Ministério Público abriu um inquérito para investigar a implantação da unidade.

No dia 1º de dezembro, o governador em exercício, Cláudio Castro, chegou a dizer que a unidade abriria em 15 dias, o que não aconteceu. A obra custou R$ 62 milhões.

A nova promessa foi feita pelo secretário estadual de Saúde Carlos Alberto Chaves na manhã desta terça-feira (5) durante a apresentação da nova versão do Painel do Coronavírus.

“Serão 100 leitos de enfermaria e 50 de CTI. Esse hospital servirá de retaguarda para aquela região”, explicou o secretário.

O secretário informou, ainda, que a Central Única de Regulação da Covid – que reúne unidades municipais, estaduais e federais – começará a funcionar na próxima terça-feira (12). A expectativa da secretaria é que, no dia 19, as especialidades de alta complexidade já estejam incluídas nessa central.

Painel

O painel, que foi apresentado oficialmente nesta terça mas está no ar desde o dia 1º de janeiro, conta com informações mais acessíveis sobre a Covid-19 e com uma apresentação simplificada, que a traz análise dos dados epidemiológicos da pandemia fornecidos por todas as 92 prefeituras fluminenses.

Casos e mortes

O estado do Rio de Janeiro registrou nesta terça 220 mortes e 4.606 casos confirmados da Covid-19, segundo balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Ao todo, são 443.607 casos e 25.837 óbitos provocados pelo novo coronavírus no estado desde o início da pandemia.

Fonte: G1