Jornal Povo

Em meio a debate sobre voto impresso, TSE lança campanha sobre segurança das urnas eletrônicas

BRASÍLIA — Em meio às investidas do presidente Jair Bolsonaro a favor do voto impresso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta sexta-feira uma campanha comemorativa dos 25 anos da urna eletrônica, cujo enfoque é justamente reforçar a credibilidade do processo eleitoral brasileiro.

A campanha explica todos os passos da segurança do sistema eleitoral e foi apresentada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso. Barroso é o apresentador dos vídeos ilustrativos — que mostram com pormenores técnicos como o sistema da urna eletrônica é auditável e confiável.

— Não é uma campanha de polemização, apenas uma campanha de transparência para que a sociedade tenha informação fidedigna sobre a lisura do nosso sistema eleitoral — afirmou o ministro na cerimônia de lançamento.

Ele ressaltou que a iniciativa não se trata de uma “resposta”. “Esta ação vinha sendo pensada há mais de um ano”. No entanto, a campanha não deixa de ser uma forma de contornar a narrativa crescente, propalada pelo bolsonarismo, sobre a falta de confiança na urna eletrônica.

O presidente da República, eleito em 2018 com o voto eletrônico, chegou a questionar o resultado da eleição vencida por ele próprio — e nesta semana, em um novo capítulo de sua cruzada contra a urna eletrônica, disse que Arthur Lira será o “pai do voto impresso”, depois que o presidente da Câmara dos Deputados determinou a criação da comissão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do assunto.

Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.