Jornal Povo

‘Lázaro descarregou a pistola em cima dos policiais’, diz secretário de Segurança de Goiás

O secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse que Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, tinha uma rede de pessoas que o acobertaram durante os 20 dias que passou fugindo da polícia na área rural dos municípios de Cocalzinho e Águas Lindas de Goiás. O criminoso foi morto nesta segunda-feira, após trocar tiros com agentes. Segundo Rodney, Lázaro estava armado e atirou contra as equipes.

— Temos filmagens que vamos mostrar para vocês: ele estava armado. Ele foi para o mato, fizemos o cerco. Ele tentou fugir do cerco e confrontou a equipe do major Edson. Um trabalho coletivo e, graças a Deus, nenhum policial foi ferido. Ele, na hora da abordagem, descarregou a pistola em cima dos policiais. E não tivemos outra alternativa senão revidar.

Lázaro teria feito ainda ameaças aos policiais quando foi visto em Águas Lindas, onde teria ido à casa da ex-sogra e da ex-mulher.

— Ele foi para buscar, para encontrar com elas. Nós estávamos monitorando. Tentamos ali já pegá-lo. Ele chegou a ameaçar alguns policiais dizendo que se entrasse  na mata atrás dele, ele daria tiro na cara. Fizemos o cerco prudentemente, tecnicamente — relatou Rodney.

O secretário afirmou ainda que, ao ser colocado na ambulância, Lázaro estava vivo.

— Ele foi conduzido com vida mas chegou no hospital foi a óbito — disse.

Rodney informou que Lázaro não agia sozinho. De acordo com ele, o criminoso vinha recebendo apoio:

— Estava trocando de roupa mais uma vez: mais uma prova que tiinha uma rede que o acobertava. E essa questão de ele querer fugir também, patrocinado logicamente, mostra que tinha gente não interessada na prisão dele.

Segundo Rodney, Lázaro saiu de sua “zona de conforto” após as prisões de pessoas suspeitas de tê-lo ajudado — o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista e o caseiro Alain Reis de Santana. Elmi permamece preso e Alain foi solto, na audiência de custódia, e reponde em liberdade. Ele passou a ajudar a polícia.

— Nos últimos dias, depois que ele saiu da zona de conforto depois que nós prendemos uma parte das pessoas que estavam acobertando ele, nós apertamos o cerco. Ontem à noite nós descobrimos que ele tinha tentado entrar em contato com parentes na periferia de Águas Lindas — disse o secretário.

O cerco a Lázaro começou por volta das 22h30 e se estendeu por toda a madruga, contou Rodney:

— Viramos a madrugada mais uma vez até que hoje cedo, graças a Deus, conseguimos finalizar essa ocorrência com todos os policiais de bem e com um grande objetivo cumprido. Não deixamos ele machucar mais ninguém.

Dinheiro para fuga

O secretário informou que, além da arma, Lázaro estava com cerca de R$ 4,4 mil. Isso indicaria uma intenção de fuga.

— Isso é mais uma prova de que tinha gente acobertando ele e dificultando o trabalho das forças policiais. Possivelmente ele planejava fugir. Mas o esforço de todas as forças impediu que ele ou fugisse ou continuasse a cometer outros crimes.O indicativo do dinheiro no bolso certamente era de que ele estava querendo sair ou do estado ou até do país — afirmou.

A investigação para tentar identificar cúmplices de Lázaro continuará — a polícia acredita que ele possa ter tido ajuda em sete ou oito crimes de latrocínio e assassinato. A ex-sogra e a ex-mulher do criminoso prestam depoimento e, de acordo com o secretário, podem ser indiciadas por facilitação de fuga, disse Rodney:

— Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender. Não temos o número exato. Mas o principal, que seria o empresário (Elmi), que é um dos líderes da organização, e o psicopata esses já não são mais problema para essa comunidade. Agora a Polícia Civil aqui de Águas Lindas de Goiás assume totalmente a investigação e vai até o fim.

O secretário informou que há indícios de que Lázaro trabalhava como segurança para algumas pessoas e que pode ter atuado também como matador.

O corpo de Lázaro foi levado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Goiânia, onde passará por uma necrópsia.