Jornal Povo

Flordelis é transferida para penitenciária feminina na Zona Oeste do Rio

A ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza foi transferida nesta quarta-feira, dia 18, para a penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A ida da pastora para a unidade foi determinada pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói. A magistrada determinou que Flordelis fosse separada de sua neta, Rayane dos Santos Oliveira, com quem dividia a mesma unidade prisional desde o último sábado.

Em decisão na tarde desta terça-feira, Nearis voltou a determinar que Flordelis ficasse separada em uma cadeia, sem contato com outras rés no processo da morte do pastor Anderson do Carmo, marido da pastora. Flordelis é acusada de ser mandante do crime.

Além de Rayane, acusada de envolvimento no assassinato, também está no Instituto Santo Expedito Andrea dos Santos Maia, mulher de um ex-policial militar acusada de envolvimento em uma trama pra atrapalhar as investigações do crime.

Na mesma decisão que voltou a determinar a separação de Flordelis, Nearis estabeleceu que uma das filhas da pastora, Marzy Teixeira, fosse transferida do Talavera Bruce, onde estava presa. Marzy também foi para o Santo Expedito.

A penitenciária Talavera Bruce fica dentro do Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Já o Santo Expedito é vizinho ao complexo.

No último sábado, como revelado, a transferência de Flordelis para o Santo Expedito descumpriu decisão judicial. Ao decretar a prisão de Flordelis, na sexta-feira, a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce já tinha determinado que a pastora ficasse separada das demais acusadas.

No entanto, a secretaria de Adminstração Penitenciária do Rio informou que tinha transferido Flordelis para o instituto penal por falta de opção. Duas filhas de Flordelis — Simone dos Santos e Marzy Teixeira — também estão presas acusadas de envolvimento no crime. A primeira, mãe de Rayane, está no Instituo Penal Oscar Stevenson, em Benfica. Já Marzy estava na penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó. Na Região Metropolitana do Rio há apenas essas três unidades femininas (Santo Expedito, Oscar Stevenson e Talavera Bruce) para as quais Flordelis poderia ser encaminhada.