Jornal Povo

Atenção! Criminosos criam site falso para emissão de boletos de IPTU no Rio

Prefeitura alerta que o único site autorizado para tal na cidade é o ”Carioca Digital”, no endereço eletrônico carioca.rio

Uma página fraudulenta que tenta se passar pelo portal Carioca Digital foi identificada pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O objetivo dos criminosos é enganar os contribuintes emitindo boletos falsos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

De acordo com o Poder Executivo da capital fluminense, os infratores utilizam identidade visual bastante similar à do portal oficial para aplicar golpes em quem busca pagar as cotas mensais de maneira on-line.

Explicando mais detalhadamente, segundo a Prefeitura, o usuário é direcionado para uma página onde é indicado a preencher o número da sua inscrição predial, o exercício e a parcela que deseja emitir para pagamento. O endereço falso utilizado pelos criminosos é ”iptu.cariocariodigital.org”.

Vale ressaltar que a Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento (SMFP) e a Empresa Municipal de Informática (Iplan) já adotaram medidas cabíveis para que o domínio seja cancelado, além da denúncia na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).