Jornal Povo

iFood que se cuide: prefeitura lança aplicativo de delivery para restaurantes do Rio

Em fase de testes, Entrega.Rio foi criado para ser uma alternativa mais vantajosa a estabelecimentos, clientes e entregadores

Quatro anos depois de lançar seu próprio aplicativo de transporte, o Táxi Rio, para concorrer com empresas privadas do porte da Uber e da 99, a prefeitura do Rio agora investe em outro ramo de pesos pesados: lança nesta terça-feira (16), inicialmente em fase de testes, o aplicativo de delivery de refeições Entrega.Rio. A briga agora será com plataformas iFood, Uber Eats e Rappi.

Segundo a prefeitura, o Entrega.Rio foi criado para ser uma alternativa mais econômica para todos os envolvidos na relação de consumo. Enquanto os estabelecimentos gastronômicos não precisarão pagar taxas para participar, a expectativa é a de que os entregadores tenham mais lucro do que quando trabalham para os demais aplicativos. Já para os clientes, a promessa é a de que eles pagarão preços mais baratos pelos pedidos.

A ideia de lançar um aplicativo de delivery era antiga. Em julho de 2020, ainda em campanha para a eleição que o levou ao terceiro mandato, o prefeito Eduardo Paes já anunciava seu projeto. “só tem uma ponta ganhando uma grana boa nessa história”: as empresas responsáveis pelas plataformas. A saída, diz ele, seria oferecer o serviço através da gestão pública: “Nós fizemos um Uber oficial da prefeitura, concebemos um Uber oficial chamado Táxi.Rio. Tem que fazer o iFood ou o Uber Eats oficial na prefeitura do Rio, para melhorar a remuneração desses mototaxistas e entregadores que estão aí, ralando de sol a sol e que são muito mal pagos. Têm minha solidariedade”, afirmou ele ao Globo na ocasião. O Táxi Rio começou a ser elaborado em seu segundo mandato, em 2015, mas acabou sendo lançado por seu sucessor, Marcelo Crivella.

Na testagem do Entrega.Rio, podem se inscrever bares e restaurantes dos polos gastronômicos da capital  fluminense. Já os entregadores deverão ser próprios dos estabelecimentos, e os clientes apenas servidores da prefeitura. O período de testes vai de de 25 de novembro a 4 de janeiro.

Para se inscrever, é necessário enviar as seguintes informações abaixo para o e-mail [email protected]: nome do estabelecimento; NPJ/CPF; nome completo do responsável; telefone; e-mail.