Jornal Povo

Vacinação infantil contra covid-19 para 582 crianças na Chatuba

Ação aconteceu no último sábado, na Clínica da Família França Leite, e garantiu a primeira dose das 8h às 17h

No último sábado, Mesquita iniciou uma ação para favorecer os responsáveis que querem vacinar suas crianças contra a covid-19, mas têm dificuldade de se locomover até os polos de imunização disponíveis ou só têm o sábado para isso. A ideia é, a cada semana, disponibilizar a vacinação em uma unidade de saúde específica, das 8h às 17h, no sábado. A edição de abertura foi na Clínica da Família França Leite, na Chatuba, no último dia 5, e a próxima, no dia 12, já tem local definido: acontecerá na Clínica da Família Walter Borges, também na Chatuba.

Hoje, nós ainda não temos números de doses suficientes para disponibilizar a vacina contra a covid-19 em todas as unidades, principalmente no caso dos imunizantes direcionados exclusivamente para as crianças. Então, a cada fim de semana, estaremos em uma unidade específica”, explica Sabrina Louroza, coordenadora de Imunização de Mesquita.

A iniciativa deu certo. Em nove horas de trabalho, 582 crianças foram imunizadas na Clínica da Família França Leite no primeiro Sábado de Vacinação Infantil de Mesquita. Vitória, que tem apenas 5 anos, foi uma das crianças vacinadas. A mãe dela, a auxiliar de serviços gerais Maria Luciana da Silva, já planejava levar a filha para se vacinar. Mas estava com dificuldades, por conta do horário.

Eu trabalho durante a semana e não tenho como levar ela no Centro ou no Cosmorama. Quando soube que viriam aqui, que é perto da minha casa, aproveitei. Minha filha passou mais de um ano trancada em casa, em função da pandemia. Tudo que a gente mais quer é ver essa pandemia acabando e tudo voltando ao normal”, diz ela, que mora na Chatuba e tem 49 anos.

A confeiteira Vanessa Silva, de 36 anos, também levou a filha Maria Valentina, de 5 anos, para ser vacinada. “Eu estava esperando ansiosa por isso, porque minha rotina de trabalho complica para levá-las ao posto durante a semana”, explica Vanessa, que aproveitou para receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19.

Números de vacinados crescendo

A vacinação contra a covid-19 segue avançando em Mesquita. Até a última sexta-feira, dia 4 de fevereiro, já tinham recebido a segunda dose ou a dose única 114.288 pessoas a partir de 12 anos, ou seja, cerca de 77,2% do público-alvo. Quanto às crianças, contando as que foram vacinadas no sábado, na Clínica da Família França Leite, já são 4.465 entre 5 e 11 anos de idade com a primeira dose da vacina.

As vacinas estão chegando em quantidades abaixo do que precisamos. Conseguimos avançar um pouco mais porque já tínhamos, em estoque, 2.500 doses de CoronaVac que foram direcionadas para a imunização infantil. Hoje, já temos mais de 27% do público-alvo infantil imunizado com a primeira dose”,  informa a coordenadora de Imunização.

Quem pode se vacinar

Como todas as faixas etárias já foram convocadas para a vacinação contra a covid-19 em Mesquita, qualquer pessoa a partir de 5 anos pode ser imunizada na cidade. Dois polos estão destinados para a imunização infantil na cidade: a Vila Olímpica Municipal, na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama; e o Centro de Vigilância em Saúde Paraná, na Rua Paraná 557, no Centro. Em ambos, senhas são distribuídas das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Lembrando que as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou de algum responsável legal.

Já quem tem a partir de 12 anos pode escolher um dos 5 polos de imunização contra a covid-19 para adolescentes e adultos. Há estoque de vacina para primeira e segunda dose, além de dose de reforço. Os polos para quem tem a partir de 12 anos são:

– Clínica da Família Jacutinga – Rua Barão do Rio Branco s/nº. Segunda a sexta, das 8h às 17h (mas com senhas até 16h). Sábado, das 8h às 12h (mas com senhas até 11h).
– Clínica da Família São José – Avenida União 676, em Santa Terezinha. Segunda a sexta, das 8h às 17h (mas com senhas até 16h). Sábado, das 8h às 12h (mas com senhas até 11h).
– Centro de Vigilância em Saúde Paraná – Rua Paraná 557, Centro. Segunda a sexta-feira, 8h às 17h (mas com senhas até 16h).
– Clínica da Família Cosmorama – Avenida Baronesa de Mesquita 316. Segunda a sexta, das 8h às 17h (mas com senhas até 16h). Sábado, das 8h às 12h (mas com senhas até 11h).
– Clínica da Família França Leite – Rua Coronel França Leite 732, Chatuba. Segunda a sexta, das 8h às 17h (mas com senhas até 16h). Sábado, das 8h às 12h (mas com senhas até 11h).