Jornal Povo

ONU adota resolução histórica para acabar com o lixo plástico no mundo

Garrafas de plástico são uma das embalagens mais comuns para armazenar água e outras bebidas. Foto: Pixabay

A ONU concordou, nesta quarta-feira, em lançar uma negociação “histórica” para o primeiro acordo global contra a poluição plástica, uma iniciativa que busca conter as toneladas de resíduos que ameaçam a biodiversidade.

A Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Anue), o mais alto órgão internacional sobre o assunto, reunida na capital do Quênia, Nairóbi, adotou uma moção que cria um “Comitê de Negociação Intergovernamental” encarregado de preparar um texto juridicamente vinculante até 2024.

— Estamos fazendo história hoje. Todos vocês devem se orgulhar — disse o ministro norueguês de Clima e Meio Ambiente e presidente da Anue, Espen Barthe Eide, sob aplausos.

Anteriormente, o responsável norueguês tinha recordado a ligação entre as crises climática e natural, “ambas tão importantes (…) que não devemos resolver uma em detrimento da outra”.

O mandato das negociações estabelece uma agenda muito ampla e os negociadores vão se concentrar, por exemplo, no “ciclo de vida” completo do plástico, ou seja, os impactos de sua produção, uso, descarte e reciclagem.

As discussões também abrangerão implicitamente medidas de limitação, em um momento em que mais e mais países do mundo proibiram sacolas plásticas de uso único, bem como outros produtos descartáveis.

O mandato também prevê a negociação de metas globais com medidas que podem ser obrigatórias ou voluntárias, mecanismos de controle, o desenvolvimento de planos de ação nacionais levando em conta as especificidades dos diferentes países e um sistema de ajuda aos países pobres.

Fonte: AFP