Jornal Povo

Polícia prende dois acusados de sequestro que teve mulher e criança como vítimas no Rio

Policiais da 19ª DP (Tijuca) prenderam no Estácio, na Zona Norte do Rio, dois acusados de terem sequestrado uma mulher e uma criança. O crime aconteceu no dia 1º deste mês na Tijuca. As vítimas, mãe e filha de 4 anos, foram levadas pelos bandidos para a Ilha do Governador, onde foram liberadas na Estrada do Galeão, depois de passarem uma hora e trinta minutos de terror. A prisão dos suspeitos foi realizada nesta terça-feira (9).

A mulher contou em depoimento na delegacia que durante todo o tempo que esteve em poder dos bandidos sofreu ameaças. Eles também obrigaram a vítima a fazer transferências bancárias, por meio de PIX, que somaram mais de R$ 13 mil, que acabaram sendo bloqueados. O carro dela ficou em poder dos criminosos e foi recuperado por policiais do 17º BPM(Ilha do Governador) nesta quarta-feira.

Os presos foram identificados pela polícia como Alessandro Lopes Antunes, de 26 anos, e Marcelo Mendes Barbosa, de 19. Segundo a polícia, eles são moradores do Morro do São Carlos, no Estácio, e praticavam esse tipo de crime nas imediações, além de formarem uma quadrilha especializada em roubo de carros.

Imagens de câmeras mostram o momento em que as vítimas foram abordadas na Rua Itacuruçá, na Tijuca, quando chegavam em casa. O carro dos bandidos se aproxima do veículo da mulher. Eles descem correndo e abordam a vítima.

Os presos Alessandro Lopes Antunes (à esquerda) e Marcelo Mendes Barbosa por sequestro relâmpago
Os presos Alessandro Lopes Antunes (à esquerda) e Marcelo Mendes Barbosa por sequestro relâmpago Foto: Reprodução

Enquanto isso, o carro onde estavam os criminosos sai na contramão. Uma pessoa que estava na rua corre assustada. Só ao entrar no veículo da vítima é que os bandidos notaram a presença da criança e partem com as duas.

Depois da prisão, outras vítimas compareceram à delegacia para reconhecer os homens. A polícia acredita que a dupla faça parte de uma quadrilha que pratica esse tipo de crime na região do Estácio e está em busca por possíveis comparsas. Os dois presos vão responder por roubo qualificado.

—Agora visamos identificar o terceiro elemento que atuou naquela situação e também seria o responsável por aliciar os comparsas. É uma quadrilha com atuação em diversos bairro. Hoje, uma vítima que esteve aqui disse que foi roubada (pelo mesmo grupo) em Bonsucesso — disse o delegado Gabriel Ferrando.

O titular da 19ª DP disse que está trocando informações com outras delegacias de outras regiões de provável atuação desse grupo para tentar identificar outros possíveis integrantes da quadrilha, que teria atuação em diferentes bairros do Rio e que são responsáveis por inúmeros roubos de veículos.

— O que chama a atenção é a mobilidade criminosa da quadrilha, o fato de atuarem em todo o Rio de Janeiro — afirmou o delegado.