Jornal Povo

Cortejo em valorização de lideranças femininas negras agita a Região Portuária do Rio

Local conhecido como Pequena África celebra a Tradição das Tias Pretas e a liberdade de gênero e formas de expressão feitos por um time de mulheres negras e pessoas trans.

O mês de setembro tem sido badalado na Pequena África do Rio de Janeiro. A Coletiva Mulheres+ de Propósito formada em quase totalidade por moradoras do local promove o cortejo “Encantadas: No Caminho das Tias Pretas”. A temporada iniciou em 02/09 até 29/09, e acontecerá em todas as sextas do mês, incluindo apenas um sábado e uma quinta-feira, com concentração sempre às 18h30, para saída do cortejo às 19h.

A ação começa no Cais do Valongo, passa pela Esquina do Pecado com a Rua do Livramento, pausa para um dedo de prosa na Praça da Harmonia com as Tias Pretas, celebra os ancestrais de maneira festiva, no Instituto dos Pretos Novos e finaliza com uma roda de samba no MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira). Durante o “sambinha de lei” serão servidos aos presentes quitutes comumente oferecidos pelas Tias em dias de celebração e festividades, que aconteciam em seus quintais, e que inspiraram esta iniciativa.

A atração cultural visa uma construção política acerca do pertencimento a uma cosmologia Africana e homenageia essa tradição em três gerações – Tia Carmem do Xibuca (séc. XIX), Tia Dodô da Portela (séc. XX) e Tia Lúcia (séc. XXI). As “Tias” são consideradas mulheres mais velhas, lideranças religiosas e culturais, que devido à sua sabedoria se reconhecem e são reconhecidas por deterem um saber-fazer que remonta essa herança africana na cidade. E quem seriam elas no atravessar dos anos? São progenitoras, líderes, rezadeiras, cozinheiras, quitandeiras, mães de santo. Uma honraria das mais altas e caras, na Pequena África.

Serviço.

Quinta: 29/09

Horários – Concentração: 18h30, no Cais do Valongo / Cortejo: 19h.

Rota do cortejo: Cais do Valongo/ Esquina do Pecado com a Rua do Livramento/ Praça da Harmonia/ Instituto dos Pretos Novos/ finaliza com uma roda de samba no MUHCAB (Museu da História e Cultura Afro-Brasileira).

Contatos:

[email protected]

@mulheresmaisdeproposito