Jornal Povo

Ipec: Lula tem 52% dos votos válidos e mantém chances de ganhar no 1º turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ser eleito no primeiro turno se a eleição fosse feita hoje, aponta pesquisa Ipec contratada pela TV Globo e divulgada nesta segunda-feira. O resultado do levantamento apontou que Lula teria 52% dos votos válidos, o suficiente, no limite da margem de erro, para que a eleição presidencial termine já neste domingo.

Segundo o Ipec, o presidente Bolsonaro teria 34% dos votos válidos. Lula e Bolsonaro mantiveram estabilidade em relação ao resultado da semana passada. A manutenção dos resultados indica que hoje há maior probabilidade de Lula vender no primeiro turno. No entanto, as abstenções podem interferir nesse resultado, seja para um lado ou para o outro.

O resultado dos votos válidos na pesquisa é obtido da mesma forma que o Tribuna Superior Eleitoral: retirando da conta os votos nulos ou em branco.

A pesquisa Ipec ouviu 3.008 eleitores entre os dias XX a 26 de setembro e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pela “TV Globo” e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01640/2022.