Jornal Povo

Ação social em combate ao abuso e exploração sexual infantil

Durante todo mês de maio, Prefeitura de Mesquita terá mobilizações para debater o tema

O final da manhã de quarta-feira, 3 de maio, foi marcado pelo início da campanha Faça Bonito. A atividade é em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Criança e Adolescentes, celebrado no dia 18 do mesmo mês. Das 11h às 13h, as equipes do CRAS Rocha Sobrinho mobilizaram a Avenida Coelho da Rocha com distribuição de panfletos e encartes para conscientização da população.

Já neste dia 4, quinta-feira, a mobilização ocorreu no mesmo horário, mas na Praça Pindorama, no Banco de Areia. As ações da campanha seguem um calendário até o próprio dia 18 de maio, quando haverá o encerramento da campanha em Mesquita, na Praça Darcy Ribeiro, em Edson Passos. “Estamos chamando atenção ao fato durante este mês, mas essa é uma pauta trabalhada constantemente no dia a dia, para que a comunidade perceba o cuidado e a atenção necessária. Através da escuta e acompanhamento, podemos ter um resultado positivo”, explica Rafael Gomes, coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o CREAS.

A ação contou com a presença das crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no CRAS Rocha Sobrinho para a distribuição dos panfletos educativos. “Não é só no mês de maio, é todo dia! É importante que a criança saiba que não pode permitir que uma outra pessoa toque no seu corpo. Reforçar que, se isso acontecer, eles devem levar esse diálogo aos pais ou à equipe do CRAS. Assim, as crianças podem, de certa forma, estabelecer uma maior confiança”, reforça a assistente social e coordenadora do CRAS Rocha Sobrinho, Luciene Borges.

Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes!

A campanha visa chamar a atenção da sociedade para prevenir e conscientizar sobre o abuso e exploração sexual praticada contra a criança e o adolescente. Se houver suspeitas ou conhecimento de alguma violação dos direitos infantil, o número de telefone para denúncia é o 100.