Jornal Povo

Morre MC Marcinho, aos 45 anos

Funkeiro estava internado desde o fim de junho tratando de problemas cardíacos

O MC Marcinho — Foto: Divulgação

Tido como o Príncipe do Funk, pioneiro do estilo no Rio de Janeiro e expoente da vertente melody, romântica, MC Marcinho morreu neste sábado (27), em consequência de problemas cardíacos que o deixaram internado desde 27 de junho. Cantor e compositor, famoso pelos hits “Rap do Solitário”, “Princesa”, “Glamurosa” e “Garota nota 100”, Márcio André Nepomuceno nasceu em Duque de Caxias em 1977, filho de um sambista, e foi criado em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

A informação foi confirmada pela Rede D’Or, em nota assinada por Marcelo London, diretor médico do Copa D’Or: “O Hospital Copa D’Or confirma com pesar a morte da paciente Marcio André Nepomuceno Garcia na manhã deste sábado (26), às 9h10, em decorrência da falência múltipla de órgãos. O hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”.

Frequentador dos bailes funks, ele compôs ainda na adolescência o seu primeiro rap para um festival de galeras: o “Rap do solitário”, com o qual foi vencedor da disputa. Nos anos 1990, junto com a namorada, a MC Cacau, ele montou uma dupla, que lançou o CD “Porque te amo” (1997), pela gravadora Afegan, do DJ Marlboro.

MC Marcinho, Tati Quebra-Barraco e Dennis DJ no estúdio da BEAT98 — Foto: Divulgação/SGR

Em 1998, Marcinho lançou o primeiro CD solo, “Sempre Solitário”, no qual incluiu a música “Garota nota 100”, com produção de Marlboro. No ano seguinte lançou “Valeu shock”, também produzido pelo DJ, que sofreu com a retração do espaço para o funk romântico, mas estourou a música “Motivos da vida”.

Tamborzão em ‘Glamurosa’

No início dos anos 2000, com a ascensão do funk mais erotizado e festeiro, MC Marcinho ficou um pouco afastado da mídia, mas logo conseguiria mais um hit: “Glamurosa”, com o qual atualizou seu estilo usando o elemento moderno do funk da época, o tamborzão. Composta com inspiração na apresentadora de TV Xuxa, a música se tornou o seu maior sucesso.

Em 2006, MC Marcinho sofreu um grave acidente automobilístico. Por conta das lesões que sofreu, chegou a se apresentar em uma cadeira de rodas e portando muletas até se recuperar. No ano seguinte, Lulu Santos gravou no CD “Longplay” uma música de sua autoria, “Se não fosse o funk”.

Em 2011, o MC lançou o CD/ DVD “Tudo é festa”, registro do show apresentado três anos antes no Circo Voador, no Rio de Janeiro, com as participações de Sandra de Sá, Flávia Santana, MC Sapão, Regina Casé, entre outros. Nesse mesmo ano viajou pelo país e se apresentou também em Portugal, Espanha e Moçambique. Em 2014, participou da coletânea “Pancadão das marchinhas”, produzida pelo DJ Dennis, com uma versão de “A jardineira” (Benedito Lacerda e Humberto Porto) e “Saca-rolha” (Zilda, Zé da Zilda e Waldyr Machado).

Os problemas de saúde foram uma constante nos últimos anos. Em janeiro de 2012, MC Marcinho foi internado com suspeita de pneumonia. Em 2019, teve um princípio de infarto e, no ano seguinte, baixou CTI após contrair a Covid-19. Em fevereiro de 2021, o artista ficou em coma por quatro dias em decorrência de uma infecção bacteriana no pé esquerdo, além de ficar mais três meses no hospital, pois a doença atingiu seu pulmão.

No final de julho de 2021, Marcinho implantou um marca-passo após ter problemas cardíacos. Em março, quando ele precisou realizar a troca do aparelho, esta não foi liberada pelo plano de saúde. Estrelas do funk, como Jojo Todynho, Ludmilla e Valesca Popozuda formaram uma corrente de solidariedade para que a cirurgia pudesse ser realizada.

Internado para tratamento cardíaco e renal no fim de junho, Mc Marcinho sofreu uma parada cardíaca e foi intubado em 11 de julho. Dois dias depois, ele foi submetido a uma cirurgia para implante de um coração artificial. Em seguida, o funkeiro entrou para a fila de espera por um transplante de coração.

Em agosto, uma infecção generalizada tirou Mc Marcinho da fila de espera pelo transplante. Pelas regras do Sistema Nacional de Transplantes, o receptor tem que ter condições mínimas para suportar uma cirurgia e receber o órgão.

Separação antes da hospitalização

Três dias antes de ser internado, MC Marcinho anunciou publicamente o término do casamento de 20 anos com Kelly Garcia. O divórcio saiu seis dias antes de o artista morrer.

Kelly falou sobre o divórcio e os anos de relacionamento com Mc Marcinho em suas redes sociais. Ela afirmou que, embora separada, torcia e rezava pela recuperação do artista.

“Estou passando por momentos muito difíceis, agora sou oficialmente ex-esposa (saiu o divórcio) do MC Marcinho. Mas o que sinto por ele é tão genuíno e lindo que o que posso fazer agora é orar sem cessar e cuidar da minha saúde. Estarei fora das redes sociais porque isso aqui adoece uma pessoa e eu já estou doente. Fortaleçam nosso círculo de oração, sempre em mente que a última palavra é de Deus”, escreveu.

Mc Marcinho deixa cinco filhos e uma neta.