Jornal Povo

Golpes de 64 e 73, no Brasil e Chile, em debate no Encontro com Educadores do CCBB Rio



O ‘Encontro com Educadores’ no dia 30/09 terá como tema “1964 e 1973: ditaduras no Brasil e Chile, do local ao global”, inspirado na exposição Evandro Teixeira Chile -1973. A atividade recebe o professor Mario Angelo Brandão de Oliveira Miranda, do departamento de História da PUC-Rio.

Ele é doutor em História pelo Programa História Social da Cultura da PUC-Rio e pelo Instituto de História da Pontifícia Universidad Catolica de Chile (PUC-Chile) em duplo grau. É autor do livro “Povo, democracia e Legalidade no Brasil: linguagens políticas da primeira experiência democrática de massas nacional (1945-1964)” e co-autor do livro “Linguagens políticas do Brasil democrático”, além de ter diversos artigos e capítulos de livros.

O encontro acontece no sábado, às 10h, no auditório 3° andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no site (bb.com.br/cultura) ou diretamente na bilheteria do CCBB RJ uma hora antes do evento. A classificação indicativa da exposição é acima de 12 anos
A atividade atende educadores de instituições, ONGs e outros projetos. No evento serão sorteadas viagens de ônibus para alunos de escolas públicas (municipais, estaduais e federais), localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, visitarem a exposição.

Onde estão os quilombolas, indígenas e LGBT+ nos museus brasileiros? Quais os acervos representativos de suas culturas eles preservam? Como são apresentados para a sociedade e de que forma os museus contribuem para seu reconhecimento e valorização? Quem os museus ouvem quando tratam de pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas?

O Centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)