Jornal Povo

Diretor do Hospital de Japeri arma Flagrante e prende falsa médica.

Uma mulher que se passava por médica foi detida na manhã desta sexta-feira (13) quando atendia e prescrevia no Hospital Municipal de Japeri, a antiga Policlínica Itália Franco, na Baixada Fluminense. De acordo com a direção da unidade, antes de ser abordada, a suspeita havia prescrito medicações para um bebê de colo e uma criança de 7 anos.

O diretor do Hospital Municipal de Japeri, o médico e coronel-bombeiro Alex da Silva Busquet, afirmou que a mulher já havia atuado na unidade em outro momento usando informações e o carimbo de uma médica verdadeira.

“Ela fez uma pesquisa no site do Cremerj [Conselho Regional de Medicina do RJ] e baixou a foto e o CRM de uma médica verdadeira. Na primeira vez, ela foi à unidade para dar um plantão noturno porque a profissional daquele dia estava doente. Mas descobrimos que a verdadeira médica nunca havia ido ao local”, informou o diretor e prosseguiu”, disse. “Por conta disso, para mostrar que era uma falsa médica, falamos para ela que tinha outro plantão durante o dia. Queríamos identificar a fraude para responsabilizá-la. E ela foi. Para comprovar a irregularidade, e caracterizar o exercício ilegal da profissão, ela teria que atender e medicar, o que foi feito . Entramos e ela confessou que usava o carimbo de outra médica e que, na verdade, é uma estudante do 6º período de medicina”, completou Busquet.

Um pediatra da unidade reavaliou as duas crianças atendidas pela falsa médica, e os medicamentos prescritos pela mulher não foram ministrados nas crianças.

Como ela já atendeu outras vezes na unidade de saúde, Alex Busquet informou que todas as crianças que foram atendidas pela mulher serão reavaliadas.

“Ela poderia ter matado uma criança. Estamos apurando todos os prontuários [atendimentos] que ela fez, para chamar as crianças para uma revisão”, enfatizou o diretor da unidade.

Segundo a direção do hospital, para não ser reconhecida, a mulher usava uma máscara N95.

“Após ser detida, ela tentou apagar informações do celular. O aparelho foi apreendido”, contou Alex Busquet.