Jornal Povo

A gigante Rio Carnaval contra a imprensa nanica de carnaval

A gigante Rio Carnaval contra a imprensa nanica de carnaval

 

A agência de comunicação criada pela LIESA, deixa de fora do carnaval a imprensa especializada em carnaval negando credenciamento, com critérios de avaliação feitos com auxílio de MC Loma, Bloguerinha e companhia. Para confundir e aludir o profissional de imprensa.

Ontem a Rio Carnaval, dirigida pelos trapalhões, lançou uma bomba no meio de imprensa especializada, negando pedido de profissionais que á anos colocam a cara e coragem para cobrir os desfiles das escolas de samba. Uma imprensa nanica, que faz do seu ofício um sacerdócio e leva as informações e notícias do desfile para sambistas e foliões.

Estes profissionais, que em sua maioria sobrevivem exercendo duplas funções durante ano, e esperam o carnaval para ir a Sapucaí coletar informações e imagens para publicarem em seus sites, rádios web etc…. Profissionais que com felicidade vão ao Saara e fazem suas camisas com seus logos estampando assim o orgulho de fazer carnaval.

Jornalistas que levam suas marmitas e comem espremidos na sala de imprensa ou no meio fio da concentração. Poucos tem sorte de serem recebidos em alguns camarotes, onde fazem uma boquinha entre um flash e outro de celebridades.

Durante anos o credenciamento de Imprensa era feito de forma justa e correta pela RIOTUR, que conhece estes profissionais e seus veículos e faziam com lisura, não deixando nenhum profissional de fora.

A Liga Independente da Escolas de Samba, de forma famigerada em sua odisseia de ser a dona de todo carnaval, criou uma agência de comunicação que desempenhou muito bem seu papel este ano, excluindo a imprensa especializada de carnaval.

Caros leitores, esta imprensa, sempre esteve aí, apenas este ano não conseguiu atender as exigências da comissão mambembe, que com certeza, foi auxílio por personagens como a blogueirinha. Que criaram critérios de credenciamento com base na seleção do BBB.

O autocontrole de avaliação da comissão de inquisição, foi feitor para avaliar e medir um tik tokrs ou digital influencers. Ficando assim fácil acabar com trabalho do jornalista profissional de carnaval. Uma imprensa nanica que disputa espaço com gigantes como a TV GLOBO.

Um trabalho de Imprensa não se pode medir por seu alcance ou engajamento de rede sócias etc. Muitos dos jornalistas que estão há anos na Sapucaí, e fazem parte da história do carnaval, se quer tem um Facebook ou Instagram. Seu alcance no mundo do samba é medido pelo seu cabelo branco e seus trabalhos.

Como diz o poeta Jorge Aragão “respeite que pode chegar onde a gente chegou” a Liesa deve a esta imprensa e a estas profissionais, RESPEITO. Não se pode criar de forma transloucada, de formas desleal, com critérios ridículos e fantasiosos para avaliar um profissional desta magnitude.

 

A mensagem divulgada no Instagram da Rio Carnaval, tentando limpar com papel higiênico barato o que comissão de inquisição de credenciamento fez, é no mínimo desrespeitosa.

Este periodista que vos escrever encolerizado, após dez anos trabalho realizados, até em TVs também teve seu credenciamento negado. Mas, quando recebi a notícia fatídica entreguei a questão para as forças ocultas que tomam contas das encruzilhadas, como diz Lulu Santos “não desejamos mal a quase ninguém”.

Aguardaremos a justiça dos homens e justiça divina.

 Por Waldomiro Penna

Colaboradora: Zelda Scott