Jornal Povo

Lula critica países ricos por corte de verbas para Refugiados

Presidente alegou “desumanidade” e “covardia” contra o povo palestino

Lula discursa à Liga dos Estados Árabes, no Cairo
Foto: Agência Brasil

Nesta quinta-feira (15), O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou a decisão de “países ricos”, como os Estados Unidos, de cortar as contribuições milionárias à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA). O discurso foi na Liga dos Estados Árabes, em sessão extraordinária, perante embaixadores representantes dos 22 países.

“No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar a ajuda humanitária à agência da ONU para refugiados palestinos. É preciso por fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punição coletiva”, afirmou o presidente.

O governo de Israel acusa 12 funcionários da agência de participação nos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023, o que teria motivado o boicote por parte das nações desenvolvidas.

Lula voltou a prometer, novamente sem citar valores, que vai reforçar as doações do Brasil ao órgão da ONU encarregado de ações humanitárias, como distribuição de alimentos, água, atendimento médico e escolar aos palestinos: “Meu governo fará novo aporte à UNRWA e exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, garantiu.

O presidente alertou que a incursão terrestre das Forças de Defesa de Israel em Rafah, ao Sul de Gaza, para onde fugiram 1,4 milhão de refugiados, prenuncia uma calamidade e contraria decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) para que o país evitasse atos de genocídio na guerra.
O presidente brasileiro pediu apoio dos países árabes na defesa da reforma da ONU e do Conselho de Segurança, ao qual sugeriu o aumento do número de membros permanentes e o fim do poder de veto. Segundo ele, os cinco membros atuais com cadeira fixa (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) são os países que “produzem e vendem armas e ultimamente fazem as guerras”.
Attention Required! | Cloudflare

Sorry, you have been blocked

You are unable to access jornalpovo.com.br

Why have I been blocked?

This website is using a security service to protect itself from online attacks. The action you just performed triggered the security solution. There are several actions that could trigger this block including submitting a certain word or phrase, a SQL command or malformed data.

What can I do to resolve this?

You can email the site owner to let them know you were blocked. Please include what you were doing when this page came up and the Cloudflare Ray ID found at the bottom of this page.