Jornal Povo

Lula critica países ricos por corte de verbas para Refugiados

Presidente alegou “desumanidade” e “covardia” contra o povo palestino

Lula discursa à Liga dos Estados Árabes, no Cairo
Foto: Agência Brasil

Nesta quinta-feira (15), O presidente Luiz Inácio Lula da Silva questionou a decisão de “países ricos”, como os Estados Unidos, de cortar as contribuições milionárias à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA). O discurso foi na Liga dos Estados Árabes, em sessão extraordinária, perante embaixadores representantes dos 22 países.

“No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar a ajuda humanitária à agência da ONU para refugiados palestinos. É preciso por fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punição coletiva”, afirmou o presidente.

O governo de Israel acusa 12 funcionários da agência de participação nos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023, o que teria motivado o boicote por parte das nações desenvolvidas.

Lula voltou a prometer, novamente sem citar valores, que vai reforçar as doações do Brasil ao órgão da ONU encarregado de ações humanitárias, como distribuição de alimentos, água, atendimento médico e escolar aos palestinos: “Meu governo fará novo aporte à UNRWA e exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, garantiu.

O presidente alertou que a incursão terrestre das Forças de Defesa de Israel em Rafah, ao Sul de Gaza, para onde fugiram 1,4 milhão de refugiados, prenuncia uma calamidade e contraria decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) para que o país evitasse atos de genocídio na guerra.
O presidente brasileiro pediu apoio dos países árabes na defesa da reforma da ONU e do Conselho de Segurança, ao qual sugeriu o aumento do número de membros permanentes e o fim do poder de veto. Segundo ele, os cinco membros atuais com cadeira fixa (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) são os países que “produzem e vendem armas e ultimamente fazem as guerras”.