Jornal Povo

Lula prioriza manutenção de zona de paz na América do Sul, em viagem à Guiana

Presidente esteve no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom)

Foto – Ricardo Stuckert/PR

Nesta quinta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a manutenção da América do Sul como uma zona de paz. Ele falou com a imprensa após se reunir com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, durante sua visita à capital Georgetown.

“A nossa integração com a Guiana faz parte da estratégia do Brasil de ajudar, não apenas no desenvolvimento, mas trabalhar intensamente para que a gente mantenha a América do Sul como uma zona de paz no planeta terra”, declarou o presidente.

Guiana e Venezuela disputam o território de Essequibo e já se comprometeram a não usar a força na resolução do conflito. O acordo foi assinado em dezembro de 2023, após mediação de organismos regionais e de outros países, incluindo o Brasil.

“Nós não precisamos de guerra, a guerra traz destruição de infraestrutura, traz destruição de vidas e traz sofrimento. A paz traz prosperidade, educação, geração de emprego e tranquilidade aos seres humanos. Esse é o papel que o Brasil pretende jogar na América do Sul e no mundo”, afirmou Lula.

O presidente não mencionou diretamente a disputa por Essequibo, mas disse que agradecerá ao primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, por mediar as conversas entre a Guiana e a Venezuela.

Nesta sexta-feira (1), Lula participa da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Kingstown, capital do país no Caribe.