Jornal Povo

Convenção do PRD deve definir Joãozinho Carrilho como candidato a prefeito na cidade de Búzios

Primeira convocação acontece às 18h, e a segunda às 18h30, no Marina’s Eventos

Joãozinho Carrilho é o único pré-candidato apontado pelo partido para a eleição do dia 28 de abril.

 

 

Neste sábado (16), o Partido Renovação Democrática (PRD) vai definir quem será o candidato a prefeito de Armação dos Búzios na eleição suplementar do próximo dia 28 de abril. A primeira convocação está marcada para às 18h, e a segunda para às 18h30, no Marina’s Eventos, situado na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 85A, no bairro Marina, em Búzios.

Na convenção, membros do partido vão deliberar sobre as estratégias eleitorais que serão adotadas nesta eleição suplementar. Também vão definir se haverá ou não coligação, e qual será o nome, e ainda quem serão os candidatos a prefeito e vice-prefeito do partido.

Até o momento o único nome apontado para encabeçar a chapa é o de Joãozinho Carrilho. Advogado e pós-graduado em gestão pública, ele foi o vereador mais jovem de toda a história de Búzios (tinha apenas 19 anos quando foi eleito em 2009), e o mais novo presidente da Câmara em todo o Brasil (tinha 21 anos quando chegou ao cargo de chefe do legislativo municipal, em 2011).

No executivo municipal, foi secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda (2015), ampliando os programas sociais e levando mais dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social e Chefe de Gabinete (2018), promovendo, entre outras coisas, a aproximação da população com o governo municipal.

Já no executivo estadual, em 2020 assumiu a presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), ampliando a oferta de educação básica, profissional e superior pública para várias partes do Estado do Rio de Janeiro. Também foi o primeiro buziano a ocupar um cargo de secretário no Governo do Estado: em 2022 ele assumiu a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, e desde 2023 é presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). Nesses dois últimos cargos públicos, Joãozinho foi responsável por ampliar a oferta de vagas em cursos superiores gratuitos, e também por trazer para Búzios os cursos de pedagogia e turismo.