Jornal Povo

Calorão no Rio: Barra registra maior temperatura nesta manhã, com 34,3 °C

Praia da Barra, na Barra da Tijuca
Praia da Barra, na Barra da Tijuca — Foto: Fabiano Rocha

A Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, foi o bairro que registrou a maior temperatura na manhã deste último sábado de verão. Às 9h05, os termômetros marcavam 34,3  graus. Logo atrás, entre as mais altas, estavam Santa Cruz — com 33,3  graus, às 9h — e Jardim Botânico — com 33,1 graus, às 9h05. Os dados são da estação do Alerta Rio, sistema da prefeitura carioca. As temperaturas elevadas na cidade são um reflexo da nova onda de calor que atinge parte do Brasil.

Ainda de acordo com o sistema, as temperaturas estarão elevadas durante o dia, com mínima prevista de 22 graus e máxima de 39 graus. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h). As três maiores sensações até o momento são: Santa Cruz (50,5 graus, às 9h), Jardim Botânico (com 49,1 graus, às 9h05) e Barra/Riocentro (com 47,3 graus, às 9h05).

Na sexta-feira, que nem era previsto de ser o dia mais quente, já teve registro nas alturas, com sensação térmica de 57,5 graus em Guaratiba, Zona Oeste da capital, às 10h35.

Entre os cinco estados que sofrerão diretamente com o fenômeno, como apontado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Rio de Janeiro não está na lista, mas tem impacto dada as mudanças no tempo nos vizinhos, como em São Paulo, que terá o interior atingido pela nova onda. A tendência é de alta temperatura na capital fluminense, com o pico do calor no domingo, com previsão de máxima de 39 graus.