Jornal Povo

Uruguaio procurado pela Interpol é preso em Nova Friburgo

Homem era procurado por crimes cometidos na ditadura militar

Rubinson Rosa Escalante estava na lista vermelha da Interpol — Foto: Reprodução/Interpol

Nesta segunda-feira (18), a Polícia Civil prendeu uruguaio procurado pela Interpol por crimes cometidos durante a ditadura militar no seu país. Rubinson Rosa Escalante, de 81 anos, foi preso em Lumiar, distrito de Nova Friburgo.

Após investigação, os policiais identificaram um alerta vermelho da polícia internacional, que é emitido quando há um mandado de prisão por uma investigação em andamento ou decorrente de uma condenação.

Segundo as investigações da Polícia Civil, o uruguaio estaria se escondendo em Lumiar, onde morava há cinco anos, e saía pouco de casa.

“Embora isso seja atribuição preliminarmente da Polícia Federal (verificar a situação do estrangeiro no país), nós iniciamos essa investigação, e, com o nome dele, chegamos ao portal da Interpol, de modo que configurou ali que ele de fato tinha um mandato de prisão do Uruguai. Constava desde a época da ditadura. Ele combateu um grupo dito terrorista, os Tupamaros. Ele teve uma atuação decisiva na prisão, sequestro e homicídio desses manifestantes”, afirmou o delegado de Nova Friburgo, Henrique Pessoa.

O homem foi detido pelo porte ilegal de arma, um revólver calibre 22. O suspeito teve a fiança negada em função dos antecedentes criminais.

A Polícia Civil já fez contato com a Interpol e pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) sua extradição para o Uruguai.