Jornal Povo

Medalhista paralímpica Joana Neves morre aos 37 anos

Atleta foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória

Joana Neves nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, com ancondroplasia, uma condição que afeta o crescimento dos ossos – (crédito: Reprodução/Instagram (@peixinhajoana)

Na madrugada desta segunda-feira (18), faleceu a nadadora paralímpica Joana Neves (37), em São Paulo. A medalhista natural do Rio Grande do Norte buscava um diagnóstico para as convulsões que vinha apresentando.

A informação foi publicada pela Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef). Joaninha, como era chamada, se sentiu mal no Centro de Treinamento Paralímpico na noite de domingo (17/3) e foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

A Peixinha apresentava o quadro de ancondroplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar aos 10 anos de idade, por recomendação médica, e não parou mais. Passou a competir na modalidade aos 13 anos e, aos 14, participou de seu primeiro torneio internacional.

A atleta faturou quatro medalhas paralímpicas: duas de prata e duas de bronze em Londres 2012 e na Rio 2016. Foi também eleita a Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming em 2020 e somou outros recordes na modalidade.

No último Mundial que disputou, em 2022, conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes.