Jornal Povo

Obras da estação Gávea do metrô serão retomadas após 10 anos de paralização

Consórcio vai arcar com custos em troca de unificação e prorrogação de concessão

Vista do alto, a estação Gávea do metrô, que teve as obras paralisadas em 2015 — Foto: Hermes de Paula

As obras de construção da estação Gávea do metrô devem ser retomadas, após quase dez anos de paralização. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firma o acordo entre governo do estado, Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e concessionárias.

Na última sexta-feira (15), o chefe de gabinete da Secretaria estadual de Transportes e Mobilidade Urbana, Rogério Sacchi, informou o fim do impasse a representantes da Associação de Moradores e Amigos da Gávea (Ama-Gávea). O compromisso entre governo, MP e TCE também foi confirmado pelo secretário Washington Reis.

“Muito em breve vamos assinar o documento. Estamos nos finalmente. Haverá um desembaraço. No dia da assinatura do TAC, quero dar o memorando de início da obra. Não ficará para o dia seguinte”, garante o secretário.

Em novembro do ano passado, o governo do estado fechou um pré-acordo onde ficou acertado que o MetrôRio arcará com os custos para terminar as obras até o limite de R$ 600 milhões, em troca da unificação e da prorrogação da concessão por dez anos, se estendendo até 2048.

Embora opere as três linhas, o MetrôRio tem a concessão apenas das linhas 1 (Uruguai/Tijuca até General Osório/Ipanema) e 2 (Estácio-Pavuna).

Caso o investimento seja superior a R$ 600 milhões, será assumido pelo estado. Segundo Reis, o consórcio Rio Barra/CRB, que no passado venceu licitação para construir a Linha 4, se encarregará da execução das obras, paralisadas em 2015.

Inicialmente, toda a Linha 4 deveria estar pronta para a Olimpíada de 2016. Contudo, uma alteração contratual (quarto aditivo) postergou a conclusão da estação Gávea para 30 de janeiro de 2018, o que não ocorreu.