Jornal Povo

Campanha anual de vacinação contra gripe é iniciada no Rio

Primeira etapa é destinada aos grupos prioritários

Imunizante protege da Influenza A, B, H1N1e H3N2 e deve ser aplicado anualmente em dose única
Pedro Ivo / Agência O Dia

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura do Rio iniciou a campanha anual de vacinação contra a gripe nas 238 unidades de Atenção Primária (centros municipais de saúde e clínicas da família). Nesta primeira fase, a vacina é liberada somente para as pessoas dos grupos prioritários, comorbidades e outros casos específicos.

A vacina está atualizada para proteger das principais cepas do vírus: Influenza A e B, H1N1 e H3N2, informou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. O imunizante é de dose única e aplicado anualmente; dessa forma, quem se vacinou no ano passado precisa tomar uma nova dose em 2024.

“O número de casos de Influenza está aumentando e vai se tornando a nossa principal preocupação. Já tivemos pico de mais de 2.500 casos de dengue em um único dia e, neste momento, esse número está diminuindo com muita velocidade. Isso está mudando o perfil epidemiológico para esses casos de gripe”, declarou Soranz.

São considerados grupos prioritários as pessoas de 60 anos ou mais; crianças de seis meses a 5 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; trabalhadores de saúde; professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas; povos indígenas e quilombolas; entre outros grupos.
Já os indivíduos com comorbidades também fazem parte deste público preferencial e poderão apresentar uma autodeclaração da condição clínica. A lista completa das pessoas que fazem parte do grupos de prioridade pode ser acessada no site da prefeitura.